Aprenda a contornar os danos destes 4 esportes na sua beleza

No caso da natação, por exemplo, o cloro da água da piscina resseca a superfície do corpo e causa irritações em alguns casos

Nós já sabemos que o segredo para uma vida equilibrada é manter-se em movimento, não é mesmo? Mas apesar de a lista de vantagens associadas às atividades físicas ser looonga, é preciso evitar algumas questões de saúde que dão ruim por causa da prática de determinados esportes:

1. Exercícios HIIT

A modalidade (treinos intervalados de alta intensidade) é tendência para quem deseja uma atividade intensa num tempo curto — o que significa muita transpiração! Toda fit girl acha que suor é vida, mas passar muito tempo com ele no corpo está associado a problemas como oleosidade e
 mau odor. “Sua produção é natural e benéfica, apenas o excesso deve ser tratado”, explica Patrícia.

Leia mais: Como cuidar da pele e do cabelo durante e após a malhação

#FicaADica
Seu treino é pós-expediente e não vai dar para retirar a maquiagem? Prefira as versões de produtos com cobertura média ou leve. “Indico hidratantes oil free para minimizar a oleosidade”, recomenda a dermatologista Thaís Pepe, membro da Academia Americana de Dermatologia, de São Paulo. Outra dica: antitranspirante com tecnologia de movimento, chamada Motionsense (quanto mais você se mexe, mais intensa é a proteção).

2. Corrida

O esporte é, quase sempre, a primeira opção de quem deseja queimar calorias mais rápido. Recentemente, um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, reforçou a escolha: correr por pelo menos 45 minutos ao dia ajuda a perder cerca de 4 quilos por mês – nada mal. Até aí, só boas notícias, certo?

Não para a firmeza do seu rosto (e corpo)! Uma das reclamações comuns das adeptas é o aparecimento da flacidez. “Os compartimentos de gordura dão sustentação, por isso, quando há perda rápida de peso, a pele acaba ficando mais flácida e com aparência envelhecida”, esclarece Thaís.

#FicaADica
Aposte em cremes com princípios firmadores. “Indico hidratantes com ativos como tensine ou raffermine”, completa a dermatologista.

3. Esportes aquáticos

O cloro presente na água da piscina é um dos maiores vilões nesse caso. Além de o produto químico ressecar a superfície do corpo, causa irritações em alguns casos. “Aposte nos óleos como tratamento diário durante o banho, que atuam como umectantes e previnem a desidratação, e, claro, em um creme imediatamente após o chuveiro”, recomenda Patrícia.

#FicaADica
“Hidratantes à base de silicone são ideais para proteger a pele dos produtos químicos da piscina”, aconselha o professor Valcinir Bedin. Aplique antes e depois da atividade, considerando um intervalo de pelo menos 30 minutos antes de entrar na água, ok?

Leia mais: Tratamento contra flacidez facial age também em abdômen e coxas

4. Lutas

Acessórios como as luvas de boxe são indispensáveis nos treinos, mas podem desencadear uma infecção na pele, sabia? O Centro Integrado de Diagnóstico da Universidade Gama Filho (UGF), no Rio de Janeiro, coletou 27 amostras de academias na Cidade Maravilhosa. Resultado: foi encontrada proliferação de fungos e bactérias em 44,4% delas.

#FicaADica
Tome banho ou, se possível, higienize bem as mãos antes e depois de vestir as luvas. Isso evita que você carregue – e prolifere – micro-organismos indesejáveis. E, se você costuma usar os itens cedidos pela academia, melhor rever o hábito.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s