Massagem facial caseira: movimentos para tirar a tensão do rosto

Veja como fazer uma sessão em casa que dura cerca de 5 minutos

Ela melhora a oxigenação do tecido cutâneo e, consequentemente, ajuda a promover a circulação, levando os nutrientes do sangue para pele. Com isso, sentimos o rosto com mais viço, com o contorno facial acentuado e com um efeito lifting, além de diminuir as olheiras e linhas de tensão. Não estamos falando de alguma máscara milagrosa, mas de uma técnica gratuita e que dura cerca de cinco minutos: a massagem facial caseira

Você pode fazer todos os dias, seja pela manhã, antes da maquiagem (a make ficará até melhor); ou à noite, para aliviar o estresse que vai acumulando por conta da nova rotina e fica evidente nas marcas de expressão. “Gosto de ver a massagem facial além de seus efeitos estéticos. Ela é, sobretudo, um gesto de autocuidado e relaxamento, pois estimula a liberação de endorfina”, explica a farmacêutica Fernanda Chauvin (@dra.fernandachauvin), especialista em cosmetologia e diretora da Ellementti Dermocosméticos

Fernanda conta que, dependendo do movimento, os resultados são diferentes. “A pressão diminui as tensões. As técnicas de pinçamento (pequenos beliscões) melhoram a circulação. Já, o estiramento garante o efeito lifting. É bom lembrar também que a direção tem que ser sempre ascendente (de baixo para cima), contra a gravidade.” 

E ainda dá para aproveitar o creme ou o sabonete líquido que você usa no rosto para gerar maior deslizamento na pele durante a massagem. Só não esqueça também dos outros cuidados eles são essenciais para a saúde do tecido. “É preciso se preocupar com a ingestão de água e com a alimentação equilibrada. Por estarem em casa, as pessoas acabam esquecendo dos cuidados dermatológicos. Mas ainda sofremos agressões de alguns poluentes como eletrônicos, calor do fogão, ácaro e poeira”, diz a especialista. 

Os movimentos com os dedos funcionam com os mesmos princípios dos rolos de massagem facial ou cristais, que estão em alta. “Mas, além da técnica com os dedos não ter o custo dos aparelhos, há mais possibilidades de movimentação”, diz Fernanda. Ela ensinou para nós um passo a passo de uma sessão. Veja como fazer: 

  • Testa: Comece com movimentos de zigue e zague na região, eles tiram a tensão do crânio e relaxam a testa. Para isso, coloque os dedos médio e indicador logo acima do final de sua sobrancelha. Aplicando uma pressão leve, leve esses dedos para cima e levemente para mais próximo do outro lado da testa. Chegando na linha do cabelo, desça os dedos aplicando a mesma pressão. Continue o movimento até chegar do outro lado da testa e, então, faço o movimento de retorno.
  • Sobrancelhas: Com os dois dedos indicadores, faça uma certa pressão no canto interno das duas sobrancelhas é ótimo para que sofre com sinusite. Depois de seis segundos, arraste os dedos até o meio das sobrancelhas, eleve-as e exerça mais seis segundos de pressão. Por fim, arraste os dedos até o canto externo, eleve novamente e segure 6 segundos.
  • Olhos: No canto externo dos olhos, use os dedos de uma das mãos para esticar a pele da região em direção à linha do cabelo. Com a outra mão, passe o dedo indicador repetidamente fazendo um movimento que se inicia próximo da parte inferior do canto externo do olho e vai diagonalmente para cima e para fora, em direção à linha do cabelo. Repita seis vezes.
  • Queixo: Dê pequenos beliscões em sua pele, iniciando no queixo, subindo pelo maxilar e parando próximo da orelha. Quando chegar no limite do maxilar, ainda com a pele pinçada, faça movimento circulares, como uma pequena massagem (é ótimo para quem tem bruxismo).
  • Boca: Dê pequenos beliscões que vão do canto externo dos lábios até perto das orelhas. Depois, faça o mesmo movimento de pinçamento nos próprios lábios, iniciando do centro e indo até os cantos externos. 
  • Pescoço: Com a cabeça direcionada para cima, “abrace” o pescoço com as mãos, unindo a base da palma das mãos no meio do pescoço, com os dedões virados para baixo. Aplique uma leve pressão e suba as mãos até o queixo. Repita o processo na direção contrária (descendo para o colo).
  • Nariz: Junte as duas mãos em frente ao nariz como se estivesse em prece. Aplicando uma leve pressão, traga as mãos em direção ao rosto de forma que o elas envolvam o nariz (ainda em posição de prece) e, depois, seja cada uma direcionada até a orelha que corresponde a seu lado, esticando bem a pele. Repita seis vezes.
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s