9 estratégias para não exagerar nas comemorações de final do ano

Com planejamento, é possível passar por esse período tão especial do ano de forma equilibrada

Por Da Redação - Atualizado em 9 jan 2018, 18h10 - Publicado em 26 dez 2017, 15h02

Parece que é só pensar em comemorações de final de ano que o número na balança sobe? Vamos combinar que não é bem assim, pois o ponteiro muda quando há realmente uma série de exageros.

Para quebrar esse ciclo e conseguir aproveitar o período de festas, mas sem ganhar quilinhos extras, Juliana Garcia, endocrinologista e Clínica Geral, membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia, lista algumas táticas fáceis de adotar e que vão ajudar o seu corpo a manter o peso. A dica é equilíbrio!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

1. Prepare-se

Alguns dias antes das festas de comemoração, prepare-se e invista em uma alimentação menos calórica e gordurosa – mas nada restritiva, apenas dentro do que está acostumada.

“Isso não significa ficar sem comer, mas selecionar melhor o que vai ao prato. Coma de forma fracionada ao longo do dia para que não chegue à noite, um horário em que muitas pessoas têm mais vontades, com muita fome”, recomenda Juliana.

2. Busque os petiscos estratégicos

Encontre petiscos com maior valor nutricional para a sua refeição. “É o caso das oleaginosas em geral, como nozes, castanhas, amêndoas. São boas fontes de gordura e geram saciedade“, diz a especialista. Mas controle a porção.

3. Movimente-se

Procure não abandonar as atividades que você pratica. Se o personal trainer tirou férias ou a academia está de recesso, uma caminhada no parque já vai ajudá-la. O importante é movimentar o corpo e, com isso, mais calorias serão queimadas. Capriche!

4. Beba com moderação

Se você é dessas que não conseguem abrir mão da bebida alcoólica, uma dica da endocrinologista é intercalar a cada dose um copo de água. “Cuidado com os drinks feitos com excesso de açúcar“, aconselha.

Manter o consumo de água é essencial para manter o organismo saudável.

5. Bebidas estratégicas

Outra boa dica é intercalar um dia de consumo de álcool e outro com bebidas variadas e desintoxicantes, como chás de hibisco e verde. Além dos sucos digestivos, como os verdes, que ajudam a desinchar e eliminar o álcool. E, claro, beba água!

Continua após a publicidade

Leia mais: Exagerou na comilança? Estudo indica chá que atenua a má digestão

6. Modere no açúcar

Procure variar as sobremesas e optar pelas funcionais, ou até mesmo pelas frutas natalinas. Mas, mais uma vez, sem exagerar na quantidade.

7. Opte por qualidade e não quantidade

Como a ceia costuma ser tarde da noite, escolha alimentos ricos em proteína, como a lentilha, 0 grão-de-bico, o tender, 0 chester ou o peru. Evite exagerar na fritura, na farofa e no arroz.

“Vale optar, ainda, por um prato de salada antes de se servir para aumentar a saciedade”.

8. Use o prato a seu favor

“Pode não parecer, mas montar a refeição quando se tem uma louça grande pode fazer com que você pegue mais comida”, diz Juliana. Por isso ela recomenda que as escolhas alimentares sejam feitas em um prato um pouco menor – e que a dose não seja repetida.

9. Não se culpe

Por fim, não se culpar é essencial. Até porque o fim do ano é repleto de momentos especiais e o que importa é ter uma relação saudável com a comida. “E aproveitar momentoss em família nutrem a alma”, finaliza a endocrinologista.

Receita de suco digestivo de abacaxi e gengibre

Ingredientes

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 1 punhado de hortelã
  • 2 lascas de gengibre
  • 200 ml de água de coco
  • 1 folha de couve manteiga

Modo de Preparo

Bata todos os os ingredientes em um liquidificador ou com auxílio de um mixer. Sirva em seguida.

Continua após a publicidade
Publicidade