8 ingredientes que estão engordando seu smoothie

A bebida é fácil de preparar e vale por um lanche para antes ou depois do treino. Mas, atenção: seu copo saudável pode estar cheio de calorias

Por sua praticidade (é só bater os ingredientes no liquidificador), o smoothie já conquistou o cardápio de quem malha ou tem uma vida corrida. Mas, não pense você que todos os alimentos estão liberados. Alguns itens podem transformar sua bebida em uma bomba calórica:

1. Iogurte aromatizado

Ele contém uma boa dose de açúcar na composição. Alguns iogurtes, por exemplo, apresentam 29 gramas por porção – quatro vezes mais que a dose diária recomendada. A saída é optar pelas versões naturais e com menos substâncias aromatizantes. “Mas, se ainda assim você quiser um iogurte com sabor, o melhor a fazer é escolher um com zero gordura”, comenta Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, de Campinas (SP).

Leia mais: 7 smoothies para um café da manhã saudável

2. Leite

Nos smoothies verdes, o leite inibe a absorção do ferro encontrado nas folhas como couve e espinafre. Por isso, prefira a água mineral ou a de coco. Já nos smoothies com frutas, vá de leite de amêndoa, coco ou soja.

3. Suco de frutas

Em pequenas doses, ele proporciona um sabor concentrado e gostoso. Mas usá-lo no lugar das frutas naturais faz com que sua bebida fique com 25 gramas extras de carboidratos e menos fibras. “O índice glicêmico do suco também é maior”, comenta Alan. O ideal é que você corte as frutas apenas quando for preparar a bebida para aproveitar ao máximo o potencial das vitaminas e dos sais minerais.

Fique por dentro: Dieta detox: você mais magra em uma semana

4. Óleo de coco

O famoso óleo já conquistou lugar fixo no seu cardápio? Pois saiba que ele tem 126 calorias em uma colher de sopa (15 mililitros) e, aproximadamente, 12 gramas de gordura saturada. Então, incluir essa iguaria no smoothie diário pode, em logo prazo, fazer com que você ganhe peso.

5. Mel

Composto por frutose e sacarose, ele é rico em açúcares. Uma colher de sopa, por exemplo, tem 51 calorias e quase a mesma quantidade de açúcar que o chocolate meio amargo. Em vez de adoçar logo de cara, bata seu smoothie com água de coco. Acha que ainda precisa de um gostinho a mais? Fique de olho na quantidade de mel.

Leia mais: Suplementos sob medida para a mulher

6. Pasta de amendoim

Rica em vitamina E, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas saudáveis, ela garante saciedade e pode ser uma boa pedida para um smoothie antes do treino e no café da manhã. Mas não exagere: uma colher de chá por dose da bebida é mais do que o suficiente. “A pasta de amendoim é bem calórica, por isso, não é indicada com um lanche da tarde”, comenta o nutricionista.

7. Whey protein

Assim como a pasta de amendoim, o suplemento é uma boa opção apenas nos dias de treino. Do contrário, ele pode se tornar uma bomba calórica e acabar com a dieta. Segundo Alan, o excesso de proteína pode ainda trazer uma série de prejuízos à saúde em longo prazo. A dica da BF? Peça a orientação de um nutricionista antes de consumir qualquer suplemento.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

8. Chocolate

O segredo é escolher as opções de cacau em pó de, no mínimo, 70% e acrescentar apenas uma colher de sopa rasa. “Uma opção para quem acha o cacau em pó amargo é escolher um 100% alcalinizado”, comenta o nutricionista. Motivo: o processo para tirar a acidez do produto deixa o sabor mais suave.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s