Continua após publicidade

Como lidar com um dia de TPM ruim

O que fazer naquele dia de TPM ruim, em que o seu humor está péssimo e a motivação vai no pé? Confira as dicas dos especialistas

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h45 - Publicado em 28 mar 2023, 08h00
dia de TPM ruim
Para lidar com um dia de TPM ruim, você pode apostar na prática de exercícios físicos, banhos relaxantes e até conversas com pessoas próximas (Polina Zimmerman / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

A TPM, ou tensão pré-menstrual, pode gerar sintomas leves e quase imperceptíveis, mas também pode desestabilizar muitas mulheres. Isso porque, no período anterior à menstruação, o organismo altera a produção hormonal para preparar o corpo feminino para a evacuação típica do ciclo – o que desencadeia sintomas variados e pode gerar o famoso dia de TPM ruim. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TPM? 

“Os sintomas da TPM podem variar entre as mulheres, e são tanto psíquicos como físicos”, explica a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista pela SBEM. “Eles geralmente aparecem alguns dias antes do início do período menstrual e desaparecem logo após o início do fluxo menstrual.”

De acordo com a médica, alguns dos principais sintomas psíquicos são: 

  • Irritabilidade
  • Intolerância
  • Ansiedade
  • Labilidade emocional (ficar mais emotiva, chorosa)
  • Compulsão alimentar
  • Desânimo 
  • Tristeza

Já os sintomas físicos podem incluir: 

Continua após a publicidade

A TPM ALTERA O HUMOR? 

Já deu para perceber que, sim, a TPM pode afetar diretamente no humor das mulheres por conta das variações hormonais. Inclusive, alterações como essas também são observadas durante a gravidez e a menopausa – por isso que esses períodos da vida também são conhecidos pelas variações de humor. 

“As flutuações hormonais que acompanham estes períodos podem afetar a química do cérebro, causando alterações no humor e na sensação de bem-estar”, explica a médica. 

Para quem gosta de entender passo a passo porque essas alterações acontecem, a explicação científica é simples: durante a segunda fase do ciclo menstrual (entre a ovulação e a próxima menstruação), os principais hormônios femininos (estrogênio e progesterona) ficam elevados – uma resposta dos ovários para preparar o útero para a gestação. 

Continua após a publicidade

Quando essa gestação não acontece, o corpo lúteo, isto é, a estrutura do ovário que produz estrogênio e progesterona, se degenera, levando a uma queda brusca no nível desses hormônios. Isso acontece alguns dias antes da menstruação, ou seja, é essa queda hormonal que caracteriza a TPM. 

“É importante que as mulheres saibam que é normal ter alguma variação do humor nesse período, mas se os sintomas de TPM forem intensos a ponto de causar prejuízo no dia-a-dia, no trabalho, relacionamento, é importante buscar tratamento”, complementa o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela USP e médico do Hospital Albert Einstein.

De acordo com o profissional, algumas das principais formas de amenizar a TPM são a prática da atividade física e uma combinação de técnicas de relaxamento e meditação. O uso de algumas vitaminas e suplementos ainda é considerado controverso pela comunidade médica, mas podem ter efeitos positivos desde que administradas com acompanhamento profissional. 

“Para mulheres com sintomas mais intensos, o tratamento envolve bloquear os ciclos menstruais”, continua. “O mais comum é o uso de anticoncepcionais orais, de preferência na forma estendida (pulando as pausas da cartela), ou suas variações (anel vaginal ou adesivo contraceptivo). É um tratamento eficaz para TPM, mas pode levar a piora significativa da libido, motivo principal pelo qual muitas mulheres não desejam usar os anticoncepcionais. Os DIUs hormonais são ótimos para redução do fluxo menstrual, mas por terem ação direta no útero, praticamente não tem ação para os sintomas de TPM.”

Continua após a publicidade

AFINAL, COMO MELHORAR UM DIA DE TPM RUIM? 

Certo, já entendemos que os sintomas podem, sim, aparecer, que existem formas naturais e medicamentosas de tratamento e até o porquê por trás da TPM. Mas, fato é, o que fazer naquele dia em que você se sente intragável ou em que o desânimo parece estar acima do normal por conta da TPM? Vamos às dicas do Dr. Igor: 

1.Exercícios leves ou moderados

“Fazer atividades físicas, principalmente se for algo prazeroso, pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM, incluindo a melhora do humor. Tente fazer caminhadas, nadar, dançar ou praticar yoga: veja o que faz sentido para você”, diz. 

Continua após a publicidade

2.Tomar um banho quente

Um banho quente pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão, além de ajudar a melhorar o humor.

3.Ouvir música relaxante

“A música pode ter um efeito calmante e ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse”, explica o médico. 

Continua após a publicidade

4.Contato com a natureza

Colocar-se em contato com o ambiente externo – como andar no parque ou sentar para ler numa praça – também colabora com humor e pode melhorar um dia ruim. 

5.Contar com a sua rede de apoio

Se o que você precisa é simplesmente desabafar sobre o que está sentindo e descarregar a energia hormonal, conte com a sua rede de apoio, aquelas pessoas com quem você pode sempre conversar e encontrar conforto. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.