Simone Biles revela que foi abusada sexualmente por ex-médico

Larry Nassar, de 54 anos, já está preso em Michigan, nos Estados Unidos, e foi acusado de pelo menos outros 130 crimes semelhantes

Em carta publicada no Twitter, a atleta de ginástica olímpica Simone Biles, 20 anos, dona de quatro medalhas conquistadas na Olimpíada Rio 2016, afirmou ter sido abusada pelo ex-médico da seleção dos Estados Unidos, Larry Nassar.

“A maioria de vocês me conhece como uma garota feliz, risonha e cheia de energia. Porém, ultimamente… Tenho me sentido um pouco quebrada e, quanto mais tento silenciar a voz na minha cabeça, mais alto ela grita. Não tenho mais medo de contar minha história. Sou uma das muitas que foram abusadas sexualmente por Larry Nassar. Por favor, acreditem quando digo que era muito mais difícil falar primeiro essas palavras em voz alta do que colocá-las no papel agora.

(…)

Esse comportamento é completamente inaceitável, nojento e abusivo, especialmente vindo de alguém em quem falaram que eu poderia confiar. Por muito tempo me perguntei: ‘Fui muito ingênua? Foi culpa minha?’ Agora conheço a resposta dessas perguntas. Não. Não, não foi minha culpa. Não, não vou levar a culpa que pertence a Larry Nassar, USAG [Federação de Ginástica dos Estados Unidos] e outros”, escreveu a ginasta.

Nassar, que era há anos médico da equipe de ginástica feminina dos EUA e membro do corpo docente da Universidade de Michigan, foi condenado a 60 anos de prisão por acusações relacionadas à pornografia infantil e pode acrescentar anos à sentença – e até pegar prisão perpétua – por ter sido acusado de abusar sexualmente de mais de 130 mulheres e meninas. Atualmente, o americano de 54 anos está detido.

“É muito difícil reviver essas experiências e quebra meu coração parar para pensar que, enquanto trabalho no meu sonho de competir em Tóquio 2020, terei que voltar continuamente à mesma instalação de treinamento onde fui abusada. Depois de ouvir as histórias corajosas de amigas e outras sobreviventes, sei que essa experiência horrível não me define. Sou muito mais do que isso.

Sou única, inteligente, esperta, motivada, e apaixonada. Prometi a mim mesma que minha história será muito maior do que isso e prometo a todos vocês que nunca desistirei. Adoro muito este esporte. Não permitirei que um homem e os outros que o capacitaram roubem meu amor e alegria. Precisamos saber por que isso aconteceu há tanto tempo e com muitos de nós. Precisamos garantir que algo assim nunca mais aconteça”, completou Simone.

Os pais de ginastas e ex-ginastas estão processando a US Gymnastics e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) com acusações a essas entidades por acobertarem as ações de Larry Nassar. Outras medalhistas olímpicas como Aly Raisman, Gabby Douglas e McKayla Maroney também estão entre as vítimas.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Em declaração fornecida à The Associated Press, a US Gymnastics disse que a organização estava desanimada, irritada e sentia muito que Biles e outras atletas tinham sido prejudicadas por Nassar.

“O apoio da ginástica é inabalável para Simone e para todas as atletas que se mostraram corajosas para compartilhar suas experiências”, disse o comunicado da organização. “Somos defensores de nossos atletas. A US Gymnastics continuará a ouvi-las num esforço de criar uma cultura de capacitação com foco implacável na segurança das atletas todos os dias.”

Confira a carta original de Simone Biles:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s