6 bons motivos para correr na esteira do prédio ou da academia
As esteiras estão aí para ajudar você a manter o condicionamento, emagrecer e, sim, aumentar as distâncias. Aperte o start!
Sejamos realistas: largar a coberta pela manhã ou sair agasalhada do trabalho para encarar uma corridinha na rua ou no parque vira quase uma tortura. A gente sabe que treinar é bom e necessário para evoluir no esporte, mas é quase impossível não dar uma desanimada em dias de frio ou em que ralou demais no escritório. Se você sofre com isso, deixe o preconceito pra lá e vá correr na esteira: em casa, no prédio ou na academia, o aparelho tem benefícios para corredoras iniciantes e avançadas. Veja quais são e pegue carona no nosso treino indoor.
POR QUE CORRER NA ESTEIRA DO PRÉDIO OU DA ACADEMIA
1. Planilha ao pé da letra
Acabaram as desculpinhas. No aparelho dá para se exercitar a qualquer hora do dia, faça chuva ou faça sol, frio, vento… “E, por causa da velocidade constante, o equipamento permite um maior controle de frequência cardíaca, ritmo e passadas”, diz a treinadora Milena Preter, do Just Run Club, primeiro estúdio de corrida de São Paulo.
“Isso beneficia quem tende a acelerar demais na rua, fica fatigada e, por isso, desiste antes do fim do treino proposto”, explica o treinador José Carlos Fernando, da Ztrack Esporte e Saúde, em São Paulo.
Leia mais: As crews de corrida chegam ao Brasil. Saiba como fazer parte!
2. Articulações protegidas
As esteiras contam com um sistema de amortecimento que alivia o impacto nas articulações (dos joelhos, do quadril e dos tornozelos, por exemplo), reduzindo o risco de machucados e dores. Por isso, o uso dela é recomendado para iniciantes na modalidade, para quem está acima do peso ou para atletas que estão voltando a correr após um tempo parados por causa de uma lesão. “Eu sempre aposto no aparelho numa fase de readaptação aos treinos, antes do contato com o asfalto”, indica José Carlos.
3. Dificuldade garantida
Claro que existe diferença do esforço exigido do seu corpo nas práticas outdoor e indoor: “Na rua, você tem de empurrar o chão para trás para conseguir se deslocar para a frente. Enquanto na esteira você só eleva os pés para que a plataforma passe por baixo”, explica o educador físico Eduardo Barbosa, da EduRun Assessoria Esportiva, em São Paulo. Consequentemente, no asfalto, você queima mais calorias. Mas a corrida no aparelho pode ser igualmente intensa: basta aumentar a inclinação para 0,5 ou 1 grau.
4. Treinos variados
Do trote leve ao HIIT de tirar o fôlego e até mesmo o longão: a esteira está aí para o que der e vier. Apenas se adapte a ela. No intervalado, fique atenta na hora de fazer a transição. “Diminua a velocidade de forma gradual para não tropeçar e cair”, orienta Milena. Já nos longos, os cuidados básicos com a hidratação (recomendada a cada 20 minutos) e a suplementação (gel de carboidrato) devem ser mantidos.
5. Velocidade ajustada
Na esteira, com o percurso plano, é mais fácil descobrir seu ritmo confortável. Fique atenta à sua percepção de esforço. “A velocidade ideal é aquela em que você sente certa dificuldade, mas não a ponto de ficar ofegante”, explica Milena.
6. Tédio, nem pensar!
Há quem reclame da monotonia na esteira. Mas dá para se divertir em cima dela. Em velocidades mais baixas, é possível até ver televisão, desde que não atrapalhe seus movimentos – ou isso pode acabar em um tombo daqueles! “E, como você não precisa prestar atenção no barulho de carros ou sinais de trânsito, consegue ouvir música alta à vontade”, diz Milena.
Vale também chamar a amiga para correr junto e botar o papo em dia – mesmo que ela seja mais rápida ou lenta, vocês sempre estarão lado a lado! Ou encare as aulas de corrida em turma, disponíveis em algumas academias e em estúdios especializados. Ter companhia e um treinador puxando o ritmo vai deixar você mais animada!
Leia mais: Corrida devolve à atriz de “Três é Demais” propósito para viver
Evolução registrada
O painel da esteira marca o tempo, a velocidade, a distância e as calorias gastas no treino. Para perceber com clareza sua evolução, o ideal é inserir e manter essas informações em aplicativos.
- RUNFIT (gratuito e disponível para Android e iOS): app parceiro do Just Run Club. Permite enviar o histórico de treinos para seu coach por e-mail. Ele vai ter acesso a dados como distância, tempo e frequência cardíaca.
- NIKE+ RUN CLUB (gratuito e disponível para Android e iOS): as corridas registradas são acompanhadas por um treinador, que monta uma planilha personalizada de acordo com seus objetivos e condicionamento.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA