Quatro erros para evitar se for correr uma prova fora do país

Nossa editora de fitness, Daniela Bernardi, não conseguiu participar de uma meia maratona em Buenos Aires por equívocos que poderiam ter sido evitados

No último domingo, dia 26, faria minha primeira meia maratona fora do Brasil – a quarta no geral. Recebi o convite para participar da Asics Golden Run 21K, em Buenos Aires, na Argentina, uma semana antes da viagem (o objetivo era testar o tênis Kayano 24 e o novo absorvente Intimus Sport – conto mais sobre ele no fim da matéria). Claro, que só pelo fato de treinar apenas três vezes antes de uma longa corrida já se mostrava arriscado demais. Mas vamos lá… Pelo jornalismo – e por minhas leitoras queridas –, a gente encara os desafios [risos].

O problema é que eu cometi alguns erros de organização que me custaram a prova. Pois é, acabei frustrada, deitada no gramado, mesmo antes da largada. A seguir, quatro pontos importantes dos quais você deve se lembrar quando participar de uma corrida em terras estrangeiras (ou mesmo nacionais, só que em outra cidade)

1. Cheque o horário do café da manhã

A primeira refeição do dia é fundamental para que você tenha um bom desempenho na corrida. O problema é que muitos hotéis só abrem o buffet depois das 7 horas da manhã. Ou seja, não há o que comer antes de sair para a prova. Por isso, telefone e se informe sobre os horários e as opções de alimentos. Enquanto eu fiquei sem café da manhã, uma amiga teve que comer doce de leite – delícia, mas gorduroso – antes da Asics Golden Run 21K por falta de variedade (só havia frutas).

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2. Deixe para “turistar” depois da prova

Eu sei. Você está num lugar novo e com vontade de visitar todos os museus e monumentos da cidade. Só que segure a ansiedade e reserve alguns dias depois do evento para conhecer o local. Falo isso por experiência própria. No sábado, dia antes da prova, caminhei quase 18 km com minhas amigas. Quando era noite, minhas pernas estavam tão cansadas que nem tive forças para separar o kit de corrida antes de dormir.

3. Não faça grandes refeições

Ah… O erro mais comum entre os corredores: comer o que não deveria. Por estar faminta na hora do almoço, eu devorei um pescado com batata-doce e salada. Estaba muy rico! Pero no me ha salido bien. O exagero impediu que eu jantasse (vale consumir uma massa de molho vermelho na noite anterior à prova) e ainda embrulhou meu estômago. De madrugada, acordei vomitando muito! #oversharing Resultado: pela manhã, suspendi minha participação na meia maratona e fiquei só assistindo à largada.

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4. Garanta um chip de celular

Não é coisa de blogueira. Ter um telefone habilitado com internet garante tranquilidade e conforto (ok…  uns posts bonitos também). Na Argentina, as lojas de telefonia móvel não abrem aos fins de semana e, por isso, ficamos sem Waze (os taxistas parecem não conhecer o aplicativo por lá…) e Trip Advisor. Para completar, meu chip da Vivo não funcionou. Internet acaba sendo fundamental para qualquer emergência, como descobrir o local de retirada do kit, baixar uma boa playlist ou checar o horário da largada.

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Nova opção para nós, atletas

Menstruei uma semana antes da viagem, o que foi ótimo para experimentar o absorvente Intimus Sport, que acaba de chegar ao Brasil. Joguei handebol e corri 10K no segundo dia do ciclo, o de fluxo mais intenso. Foi ótimo! Além de não marcar no short justo, a superfície fina não perdeu a maleabilidade e impediu qualquer vazamento. Já o absorvente de uso diário da mesma linha saiu do lugar durante o treino (seria melhor se ele tivesse abas).

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