Continua após publicidade

Bike indoor para idosos: 4 benefícios da modalidade para a melhor idade

Além de oferecer benefícios para o corpo e seu bom funcionamento, a bike indoor para idosos também auxilia na saúde mental. Saiba mais!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 31 out 2023, 15h21 - Publicado em 31 out 2023, 15h20

Em busca de envelhecer de forma saudável e com mais qualidade de vida, muitas pessoas têm optado por iniciar atividades físicas que tragam benefícios a longo prazo para a saúde. É o caso da bike indoor para idosos, que além de fazer bem para o corpo e a mente, é uma opção prazerosa de ser inserida na rotina.

É fato que os desafios que envolvem o início da prática de exercícios físicos não são privilégio de uma faixa etária específica. Aspectos como disposição prévia e objetivos claros para realização de um movimento, seja ele qual for, são circunstâncias que a maioria das pessoas enfrentam quando não existe o gosto natural pelo exercício.

Mas, quando se fala em bike indoor, lembramos que se trata de uma opção divertida de aulas coletivas e adaptadas para diferentes níveis de condicionamento, além de trabalhar o corpo como um todo.

A seguir, a master trainer dos Studios Velocity Ana Paula Simões aponta os benefícios a prática dessa modalidade pode proporcionar, principalmente para pessoas na melhor idade.

Continua após a publicidade

4 benefícios da bike indoor para idosos

 

1
Continua após a publicidade

Baixo impacto nas articulações

Uma das maiores vantagens da bike indoor é a possibilidade da atividade de baixo impacto. Esse aspecto é particularmente importante para a melhor idade, onde as articulações podem ser mais sensíveis. Isso porque, nas aulas, é possível que os alunos pedalem no seu próprio ritmo, permitindo que desfrutem dos benefícios do exercício cardiovascular sem sobrecarregar o corpo.

“A bike indoor pode ser um exercício intenso, moderado, lúdico e prazeroso, no qual os impactos físicos e articulares podem ser bem reduzidos em relação a outras atividades e a adesão pode ser impulsionada pelo próprio ambiente social e descontraído que as aulas coletivas proporcionam”, explica a Master Trainer Ana Paula Simões.

Continua após a publicidade
2

Melhora da saúde cardiovascular

As aulas de bike indoor são um excelente meio de melhorar a saúde cardiovascular. Ao pedalar, é possível contribuir para o fortalecimento do músculo cardíaco, a melhora da circulação sanguínea e aumento da resistência. Além disso, elas podem ser adaptadas para que os alunos treinem no próprio ritmo, proporcionando um treino cardiovascular seguro e eficaz e, assim, contribuindo para a melhora da saúde do coração.

Continua após a publicidade
3

Manutenção da força e flexibilidade

O envelhecimento muitas vezes traz consigo a perda de massa muscular e flexibilidade. A bike indoor, com uma abordagem orientada e cuidadosa, pode ser uma maneira eficaz de manter a força nas pernas e a flexibilidade das articulações. Os exercícios realizados durante as aulas podem contribuir para a manutenção de um corpo forte e funcional. “Conseguir dar continuidade e, de forma regular, seguir praticando a atividade para que os benefícios comecem a aparecer é um fator fundamental para que os resultados efetivamente aconteçam”, afirma Ana Paula.

Continua após a publicidade
4

Interação social e bem-estar

As aulas de bike indoor não são apenas sobre o exercício físico, mas também sobre a interação em comunidade e o bem-estar mental. Participar das aulas, que são realizadas em grupo, pode ser uma oportunidade maravilhosa de conhecer pessoas, compartilhar experiências e criar laços sociais, o que é fundamental para uma saúde mental positiva em todas as idades.

“Realizar exercícios com amigos sempre pode ser um fator positivo que gera naturalmente um compromisso agradável e de suporte mútuo. Além disso, a atividade física auxilia no gerenciamento do stress, na prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade, pressão alta, e quadros de desequilíbrios mentais como depressão, ansiedade, entre outros, que podem ser melhorados quando orientados adequadamente por um profissional qualificado”, conclui a profissional.

Publicidade