Continua após publicidade

Cross training: 8 motivos para investir na modalidade

Com movimentos como clean, snatch, agachamentos, saltos e deadlift, o cross training pode oferecer ótimos benefícios para seus praticantes

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 14 ago 2023, 18h01
Saiba quais cuidados ter antes de começar a praticar cross training
Saiba quais cuidados ter antes de começar a praticar cross training (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Praticado no Brasil há mais de 14 anos, o cross training é uma modalidade que oferece vários benefícios para a saúde. Contudo, assim como qualquer atividade física, ele requer atenção.

Com movimentos funcionais, em alta intensidade e constantemente variados, esse treino trabalha os músculos e as articulações, tendo transferência direta com as atividades do dia a dia como sentar, levantar, puxar e empurrar.

“A principal característica do cross training que chamou a atenção e mudou a maneira de treinar foi a alta intensidade, antes só vivenciada por atletas profissionais, além dos nítidos benefícios. E foi assim que pessoas comuns começaram a treinar de maneira mais intensa (de forma progressiva e ajustada para cada um)”, afirma Wellington Alves do Carmo, profissional de educação física e professor do curso de Cross Training na Pós-Graduação da Faculdade Uniguaçu.

“Com característica de serem constantemente variados, esses exercícios ajudam a combater a monotonia dos treinos tradicionais, deixando mais lúdico, atrativo e auxiliando na construção de um repertório motor maior nos praticantes”, completa.

Cuidados ao praticar cross training

Segundo o profissional, alguns cuidados devem ser tomados para uma prática segura da modalidade.  O primeiro é encontrar um profissional qualificado que está mais preocupado com você do que com o treino.

Continua após a publicidade

“Depois, escolha um box onde a prioridade e a preocupação sejam com o aluno. Em terceiro lugar, respeite seus limites. A evolução é diária e não é necessário pular etapas. Por último, siga os três pilares do treino com segurança— mecânica, consistência e intensidade”, alerta o professor.

“Isso quer dizer que o essencial é aprender o movimento, sem nenhuma preocupação com a intensidade, repita quantas vezes for necessário até dominar a técnica e ter consciência corporal, depois deve conseguir manter esse padrão da primeira até a última repetição, só depois aumentar a intensidade”, orienta.

Benefícios do cross training

De acordo com Wellington Alves do Carmo, estes são os principais benefícios do cross training:

  • Desenvolve os músculos e a força;
  • Trabalha a estabilidade, velocidade, agilidade, flexibilidade e a resistência. “A modalidade é uma excelente opção para corredores que querem dar um upgrade no treino com o intuito de melhorar a performance”;
  • Auxilia no processo de emagrecimento e na melhora da qualidade de vida;
  • Envolve exercícios aeróbicos e anaeróbicos mesclando técnicas de força e aptidão física;
  • Os treinos envolvem todos os grupos musculares de maneira dinâmica;
  • É uma atividade que inspira a superação de limites (de maneira consciente e respeitando o corpo) e a trabalhar em grupo;
  • Melhora a resistência cardiovascular e a respiratória, a qualidade do sono, além da muscular;
  • Fortalece o tronco, ou seja, os músculos abdominais que envolvem as costas, o assoalho pélvico e o diafragma.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.