5 cuidados para evitar lesões nos joelhos durante os treinos
Quem tem o hábito de se exercitar sabe que não é raro sofrer lesões no joelho. É possível, contudo, diminuir as chances disso acontecer
Quem treina regularmente sabe que praticar atividades físicas faz toda a diferença para diminuir o risco de sofrer lesões no joelho, uma vez que esse é um problema bastante comum para quem tem o hábito de se exercitar.
De acordo com Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, de São Paulo, os exercícios beneficiam essa região do corpo de três maneiras básicas.
“Eles ajudam a manutenção do peso corporal, fortalecem a musculatura, exercendo um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e da sustentação do esqueleto, e ativam a circulação do líquido sinovial, que nutre a cartilagem através do processo de embebição”, aponta ele.
Segundo o profissional, o joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do nosso corpo. E, por ser uma articulação responsável pela sustentação do corpo e bastante demandada durante a movimentação, ele acaba ficando muito propício a sofrer lesões durante as atividades físicas.
Por esse motivo, é fundamental tomar alguns cuidados antes e durante o treino para evitar possíveis problemas na hora de se exercitar. A seguir, Cortelazo aponta quais são eles.
Cuidados para evitar lesões nos joelhos
1Busque orientação profissional
O primeiro passo antes de começar a treinar é buscar um educador físico que, após uma avaliação, poderá te orientar quanto ao melhor tipo de atividade física para seus objetivos, assim como acompanhar seu desempenho e corrigir possíveis erros de execução.
“A prática de atividade física sem o devido acompanhamento profissional pode acarretar em sobrecarga, repetição excessiva e realização incorreta dos exercícios, que estão entre as principais causas de lesões do joelho”, afirma o médico.
Ele aconselha que, caso você já sinta dores no joelho, consulte também um ortopedista para passar por uma avaliação e verificar quais tipos de exercícios você está apto a praticar.
2
Faça um bom aquecimento para evitar lesões no joelho
Independente do tipo de atividade que você pratica, aquecer o corpo é uma etapa indispensável não só para o joelho, mas para o corpo todo, das articulações até os órgãos como o coração.
“Começar a se exercitar com o músculo e as articulações ainda rígidas pode favorecer a ocorrência de lesões”, alerta Cortelazo.
Vale lembrar também que, ao contrário do que muitos pensam, alongamento e aquecimento não são a mesma coisa, embora ambos devam ser realizados antes da prática de exercícios.
“O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e a amplitude da articulação do joelho, o que contribui para diminuir a carga e a pressão sobre os joelhos e, consequentemente, o risco de lesões”, explica o médico, ressaltando que ele deve ser feito após o aquecimento.
3Aposte em exercícios de fortalecimento
Essa é uma prática que deve ser adotada por qualquer pessoa, pois é de grande ajuda na prevenção de lesões dos joelhos.
“O joelho depende da ação de dez músculos para funcionar: quadríceps femoral (vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral), isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral), tensor da fáscia lata e gastrocnêmios (gastrocnêmio medial e gastrocnêmio lateral). Com isso, o alongamento e o fortalecimento de todos eles melhora a função articular do joelho”, afirma o médico.
“Além disso, isso também ajuda a manter sua estabilidade durante o movimento, além de reduzir a carga sobre a articulação. Logo, se os músculos da região estiverem fracos, a locomoção fica prejudicada e a articulação torna-se mais propensa ao desgaste e danos”, completa.
Por esse motivo, os exercícios de fortalecimento muscular se tornam uma parte indispensável do treino, uma vez que, quanto mais fortes forem os músculos, mais protegidas estarão as articulações.
Usar o calçado adequado também ajuda a prevenir lesões no joelho
Até mesmo o tipo de tênis que você utiliza durante os exercícios físicos pode influenciar na saúde dos joelhos.
“O calçado deve oferecer estabilidade, possuir um tamanho adequado para seu pé e, claro, ser confortável. Além disso, o tênis escolhido deve estar de acordo com o seu tipo de pisada e a atividade física que será praticada”, diz o profissional.
“Quem realiza caminhadas ou corridas, por exemplo, deve optar tênis específicos que possuam um bom sistema de amortecimento para reduzir o impacto do contato com o solo nas articulações”, exemplifica ele, que ressalta que, na dúvida quanto ao calçado ideal, a melhor opção é pedir orientação de um ortopedista.
Fique atento aos sinais do seu corpo
Por fim, Marcos Cortelazo afirma que, ao sentir dores no joelho ao se movimentar, você deve interromper o exercício e prestar atenção na evolução deste incômodo.
“Normalmente, dores que ocorrem durante ou após a prática de atividade física e desaparecem sozinhas não tendem a ser graves. Geralmente, trata-se de dor pós-esforço. No entanto, aquelas que não regridem espontaneamente são um sinal de alerta”, aponta ele.
“Nesses casos, é fundamental que você não tente continuar a prática e busque um ortopedista o quanto antes para passar por uma avaliação e receber o diagnóstico e o tratamento adequado”, finaliza.