Exercite-se uma hora por dia e viva mais, recomenda estudo

Com 60 minutos você consegue afastar o risco de desenvolver várias doenças e evitar a morte prematura

Se você costuma se culpar a por não conseguir arranjar um tempinho para praticar exercícios físicos, vale fazer isso em qualquer horário livre. Um estudo publicado em março de 2018 no Journal of the American Heart Association comprovou que uma hora de atividade diária pode ser muito benéfica para diminuir os riscos de morte prematura. E o melhor: vale malhar de uma só vez ou em várias sessões ao longo do dia.

A pesquisa vai na contramão das diretrizes atuais de diversos órgãos dos Estados Unidos e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o mínimo de 150 minutos de atividade aeróbica moderada durante a semana – o equivalente a meia hora por dia, de segunda a sexta-feira.

Para o levantamento, aproximadamente 5 mil americanos de 40 anos ou mais foram divididos em grupos de acordo com a quantidade e com o jeito com que se movimentavam. Quem mais se mexeu durante os três anos de investigação (durou de 2003 a 2006) chegou a diminuir pela metade o risco os de desenvolver uma série de doenças e de morrer cedo.

Veja também

Para William Kraus, professor da Universidade Duke que participou do estudo, “toda atividade física conta”, como disse em entrevista ao jornal The New York Times. Segundo ele, hábitos como caminhar até o trabalho ou optar pela escada ao invés do elevador podem ser somadas e entram, sim, na cota do treino diário.

GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo

É bom lembrar, porém, que a pesquisa considerou apenas atividades moderadas (como caminhadas mais rápidas, que aceleram um pouquinho a respiração) e pesadas (como as corridas). Por isso, vale calçar o tênis esportivo na hora de levar o cachorro para passear ou ir ao supermercado. “Se você não puder dar uma caminhada longa, uma curta já ajuda”, conclui o professor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s