Seu pano de prato pode conter bactérias ligadas à intoxicação alimentar

Estudo observou que 49% dos panos usados na cozinha contêm bactérias perigosas para o corpo humano

Por Camila Junqueira, Gislene Pereira 18 jun 2018, 17h41

Você costuma lavar seus panos de prato com frequência? O item é indispensável na cozinha, mas pode prejudicar a saúde se não for usado e higienizado da forma certa. De acordo com um estudo da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, 49% deles contêm bactérias que causam intoxicação alimentar

  • Na investigação, 100 panos foram examinados após um mês de uso contínuo. Os pesquisadores identificaram três tipos de bactérias – entre elas a E. coli, que causa problemas no intestino e estava presente em 49 unidades do utensílio. A pesquisa também aponta que toalhas multiuso, usadas para secar mãos, louças e superfícies da cozinha, apresentaram um maior índice de contaminação – assim como os panos úmidos em relação aos secos.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    A proliferação desses bichinhos do mal pode ser ainda maior em famílias numerosas e com crianças. Quem come carne também encontra mais bactérias em seus panos de prato, já que o alimento cru possui micro-organismos e o preparo não costuma seguir recomendações de higiene muito rigorosas.

  • Como evitar o problema?

    O ideal é usar um pano para cada função na cozinha e nunca reutilizar uma toalha que tenha entrado em contato com os alimentos. Manter os acessórios secos, trocá-los diariamente e colocá-los para lavar com frequência também são medidas efetivas contra os germes.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade