Exageros no carnaval: saiba como lidar com os excesso

Bebeu demais, dormiu pouco e tomou muito sol? Saiba como agir para amenizar os sintomas

Por Amanda Panteri Atualizado em 19 fev 2021, 10h49 - Publicado em 19 fev 2021, 09h00

A gente sabe bem que os exageros no feriado podem acontecer. Não se culpe! Afinal, quem nunca exagerou na bebida, preferiu ver uma série até tarde e acabou dormindo pouco ou esqueceu da vida enquanto tomava sol? Estamos com você!

Exageros no feriado: o que fazer em cada situação

Veja o que fazer se você bebeu demais, dormiu pouco, tomou muito sol ou comeu muita fritura no feriadão, de acordo com as dicas de especialistas.

1. Bebeu demais 

Imagem meramente ilustrativa mostra uma mulher sentada em uma toalha na praia segurando uma cerveja.
Karolina Grabowska/Pexels

Um dos principais exageros no feriado, o consumo de álcool.  Como você deve saber, as bebidas alcoólicas causam desidratação. “Então seu consumo excessivo terá um efeito maior em nosso corpo. Um dos sinais é a constante vontade de urinar e boca seca”, explica a nutricionista Amanda Joanni Maffei, da Estima Nutrição

Para amenizar os efeitos da ressaca, ela recomenda caprichar na ingestão de água ao longo do dia (e da noite, dependendo). O correto é que a cada um copo de bebida alcóolica, você tome um do líquido. 

Mas não é só internamente que a substância pode ser prejudicial. A sua pele também sofre! Ela geralmente fica mais ressecada por conta da desidratação, e você terá mais chances de acordar com olheiras no dia seguinte. “Para suavizar o problema, é importante fazer compressas geladas. Dá para utilizar água termal gelada, soro fisiológico gelado ou chá de camomila gelado”, diz a dermatologista e tricologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Depois da compressa, use um creme hidratante bem potente para a região dos olhos e massageie, fazendo movimentos circulares. Isso ajuda a melhorar a circulação no local e diminui o inchaço. Se for usar maquiagem no dia seguinte, aplique o corretivo após a hidratação. “E evite produtos com toque muito seco, pois eles deixam qualquer ressecamento mais evidente”, continua a médica. 

2. Dormiu pouco

Imagem ilustrativa mostra uma mulher de calos escuros e curtos de costas, sentada em uma cama, se espreguiçando
Pexels/Pexels

Para melhorar a sua disposição depois de uma noite mal dormida, é necessário apostar, principalmente, em alimentos que são fonte de vitaminas do complexo B. Eles fornecerão mais energia. 

Continua após a publicidade

Então, capriche nas folhas verdes escuras, aveia, gema de ovo, feijão, carnes e peixes. E deixe os carboidratos em segundo plano. “O excesso de insulina tem como efeito rebote a sonolência. Outra fonte importante de energia é apostar nos ácidos graxos como abacate, azeite, amêndoa, nozes e ômega 3”, afirma Amanda.

Além disso, se precisar de um empurrãozinho, poste em itens energéticos. São eles: açaí natural, água de coco, banana, chocolate amargo, café, chá verde, guaraná e ginseng.

Agora se o problema forem as olheiras causadas pelo cansaço, os procedimentos são semelhantes aos já descritos. “Nesse caso, compressas geladas com cafeína e antioxidantes são excelentes. E até de chá verde”, diz Damaris. Lembre-se de hidratar com produtos que contenham antioxidantes e agentes tensores. “Ou aqueles com o ‘efeito Cinderela’, que promovem firmeza e brilho imediatos”, continua.  

3. Tomou muito sol 

Como conseguir um bronzeado saudável
nd3000/Thinkstock/Getty Images

Ficar muito tempo no sol é mais um dos excessos do feriado. A gente sabe: ficar com aquele bronzeado do verão é bom, mas também é perigoso. Quando em exagero, os raios solares causam o mesmo efeito do álcool: a desidratação. Imagina se você combinar os dois então? “Nosso corpo perde água e eletrólitos, como os minerais. Para repor essa perda, é necessário consumir bastante líquido (de 35 a 50 ml/kg) e alimentos que contêm água na sua composição”, diz a nutricionista. Dá-lhe melancia, melão, suco de limão, água de coco natural e vegetais!

Já a pele fica vermelha e ressecada, e o perigo de insolação é iminente. Se você passar do ponto, vai ter que utilizar um hidratante com efeito calmante. Muita gente deixa eles na geladeira (não precisa ser a de skincare não viu, pode ser a normal) para que o efeito refrescante seja potencializado. Depois, ainda é preciso borrifar água termal ou bruma. “E é muito importante caprichar no protetor solar para que a lesão não piore”, alerta a dermatologista.

E como lidar com as espinhas pós-sol? “Tomando muita água e se alimentando de forma saudável. Use um bom sabonete para pele oleosa e um tônico adstringente pela manhã e ao deitar”, afirma Damaris. Usar um protetor solar com toque seco ajuda a evitar manchas de acne.

4 – Comeu fritura demais 

imagem ilustrativa
Pexels/Pexels

A fritura é fonte de gordura, e isso interfere no sistema digestivo. Por serem alimentos de digestão mais lenta, eles podem alterar o pH do estômago. E aí causar desconfortos e azias. “Para isso, chás como de boldo, espinheira santa, alecrim, dente-de-leão (não vale adoçar hein!), são ótimos. Além disso, ingira ingredientes em jejum que possuem enzimas digestivas como o abacaxi, que tem a bromelina; e o mamão, que contém a papaína e o aloe vera”,  explica Amanda.

Conclusão

Beber mais do que deveria, dormir menos, exagerar na fritura e esquecer do tempo embaixo do sol, claro que o melhor é evitar tudo isso. Mas, se você cometer esses exageros no feriado, não se culpe e não se preocupe! Faz parte! Com alguns cuidados você vai ficar 100% e ainda retornar à rotina com as energia recarregadas. Hidrate-se, alimente-se bem, tente descansar e use protetor solar (reaplicando de tempos em tempos). Assim, ficarão só os bons para recordar.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade