Continua após publicidade

Elástico para treino: como ele fortalece os músculos

O acessório é leve, fácil de transportar e ainda dá um up nos exercícios funcionais

Por Amanda Panteri
Atualizado em 1 dez 2023, 16h57 - Publicado em 13 mar 2019, 16h30
Treino com elástico
 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Na academia ou em casa, apostar nas faixas elásticas (também conhecidas como rubber bands, elástico para treino ou mini bands) pode fazer a diferença nos seus treinos funcionais. Além de trazer um quê de novidade para as séries de todos os dias, o elástico ainda faz o papel da carga nos exercícios, trabalha o corpo todo e substitui os tradicionais halteres, fit balls, kettlebells… Ou seja, não ocupa espaço, é fácil de guardar e ainda sai mais barato!

Como o elástico para treino ajuda nos exercícios

Funciona assim: ao ser esticado, ele oferece uma certa resistência, exigindo do músculo mais força para realizar o movimento. Analogamente, é parecido com levantar um pesinho, sem grandes riscos de lesões. Sem contar que a fita aciona a região tanto na fase concêntrica (quando o músculo se contrai) quanto na excêntrica (quando ele relaxa) do exercício. “O elástico é considerado multifuncional porque pode ser associado com séries para o corpo todo: na flexão de cotovelo, flexão de quadril, estabilização central, flexão de joelhos… E por aí vai”, explica a educadora física Priscila Kameda, professora da rede de academias Smartfit, de São Paulo.

As diferentes cores do equipamento indicam diferentes tensões, mas também há outras questões que podem deixar um agachamento difícil de ser realizado. “Quanto mais avançado o preparo físico do aluno, é possível acrescentar mais repetições, ou até mesmo variar a distância em que pegamos na faixa”, afirma a Priscila. Quanto mais apertada, melhor!

O Rubber Band é para ser usado individualmente — cada um com o seu. Contudo, existe a possibilidade de você dar de cara com ele em alguma aula coletiva (nos circuitos da vida, em que as estações comportam uma pessoa por vez, ou até nas práticas com música). E é uma boa para quem treina em casa, pois basta prender no pé do sofá e pronto, um aparelho novinho em folha só para você.

Na internet, um conjunto com três rubber bands custa, em média, 50 reais. Se formos levar em conta a imensa possibilidade de treinos que podemos fazer com eles, a conclusão é de que vale muito a pena investir nos elásticos — afinal cabem na gaveta e até na bolsa, caso você queira levar em uma viagem.

Continua após a publicidade

Exercícios com elástico para treino

A educadora física Cau Saad ensina exercícios eficazes:

Faça 3 sets de 15 repetições de cada movimento, aguardando 45 segundos antes um set e outro.

1. Remada curvada

Continua após a publicidade

O que trabalha: Região dorsal, bíceps e músculos paravertebrais.

Como fazer: Comece com o tronco inclinado, as costas retas e o abdômen contraído para manter a postura. Deixe um pé na frente e outro atrás, com a faixa presa no pé que está na frente. Depois, flexione o cotovelo, trazendo-o para trás e para cima. Retorne devagar.

2. Abdução + agachamento

Continua após a publicidade

O que trabalha: Glúteos médio e máximo, quadríceps e posterior de coxa.

Como fazer: Comece com as pernas unidas e com o elástico na linha dos calcanhares. Afaste a perna lateralmente (sem arrastar o pé). Depois faça o agachamento, mantendo as pernas em afastamento lateral e os glúteos contraídos. Repita para o outro lado.

3. Abdominal transverso

Continua após a publicidade

O que trabalha: Abdômen, com ênfase em oblíquos.

Como fazer: Prenda o elástico em uma superfície (vale o corrimão da escada). De lado, segure-o com as duas mãos sem tensionar os ombros. Faça uma rotação do tronco, ativando o abdômen. Troque de lado e repita o movimento.

4. Crucifixo

Continua após a publicidade

O que trabalha: Peitoral, tríceps e músculos estabilizadores do tronco.

Como fazer: Ainda com o elástico preso em uma superfície, vire de costas para ele e segure-o com as duas mãos. Deixe as pernas afastadas (uma na frente da outra),  a postura ereta e o abdômen contraído. Mantendo a posição inicial, feche os braços na frente do corpo. Retorne lentamente.

5. Mobilidade articular

O que trabalha: Mobilidade das articulações, cintura escapular e coluna.

Como fazer: Segure o elástico com as duas mãos e na frente do corpo. Leve os braços para trás (na amplitude que seu corpo permite). Retorne. Finalize flexionando o tronco à frente, como se suas mãos quisessem tocar os pés (mantenha as pernas esticadas).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.