Saúde do intestino e desempenho físico: profissional explica a relação

O funcionamento dos órgãos também interfere no rendimento dos treinos. Entenda a relação entre a saúde do intestino e desempenho físico

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 28 jul 2023, 10h30
Profissional explica relação entre saúde do intestino e desempenho físico
Profissional explica relação entre saúde do intestino e desempenho físico (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Existem diversas maneiras de melhorar o rendimento no treino. Porém, você sabia que há uma relação entre a saúde do intestino e o desempenho físico e pode ser extremamente benéfico?

De acordo com Dana Ryan, diretora de rendimento e educação esportiva da Herbalife, muitas vezes as pessoas focam apenas nas atividades físicas, porém o intestino também tem um papel importante no rendimento quando funciona da maneira ideal, uma vez que centenas de processos são realizados nele para manter uma boa digestão.

Além disso, ele abriga milhares de cepas de bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos, permitindo que o corpo obtenha mais nutrientes.

“Inclusive, pesquisas mostram que a combinação de exercícios com uma dieta rica em fibras e nutrientes ajuda a aumentar as bactérias benéficas no intestino”, comenta Dana.

Quando esses micro-organismos não estão em quantidades suficientes, contudo, o impacto pode ser significativo e gerar sintomas como cãibras, acidez estomacal e outros incômodos.

Continua após a publicidade

No entanto, foi demonstrado na literatura médica que um microbioma saudável tem efeitos positivos durante o exercício, como o aumento da entrega de oxigênio aos músculos em atividade.

De acordo com o Journal of the International Society of Sports Nutrition, o exercício pode promover um intestino mais saudável, caracterizado por um microbioma mais diversificado e com maior abundância de bactérias intestinais benéficas.

O que fazer para melhorar a saúde do intestino?

Independentemente da sua condição física, Dana indica ter atenção aos seguintes pontos para maximizar a saúde intestinal:

Continua após a publicidade

Consuma fibra suficiente

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir aproximadamente 25 gramas de fibra por dia. No entanto, a ingestão média por esse público no Brasil é de 15,6g ao dia, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil.

Embora devamos consumir fibras ao longo do dia, a única hora que ela deve ser evitada é imediatamente antes do exercício!

Continua após a publicidade

 

Ingira bactérias benéficas

Muitos alimentos como iogurte, missô, tempeh e kefir, bem como alimentos em conserva como pepinos, chucrute e kimchi, contêm bactérias saudáveis que podem beneficiar seu intestino. Você também pode considerar tomar suplementos para melhorar sua saúde digestiva.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.