Continua após publicidade

Victoria Beckham trocou o cardio por treino com peso: saiba por que

Depois de anos na corrida, a cantora decidiu apostar na musculação. Saiba como fazer essa transição de uma forma segura!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h45 - Publicado em 3 abr 2023, 11h46
Veja como começar um treino de força, como fez Victoria Beckham
Veja como começar um treino de força, como fez Victoria Beckham (@victoriabeckham/Reprodução Instagram)
Continua após publicidade

Victoria Beckham, que costumava manter sua vida fitness sempre em torno da corrida, surpreendeu a todos quando surgiu nas redes sociais fazendo agachamento com uma barra olímpica, mostrando que decidiu trocar o cardio pelo treino com peso.

Como explicou recentemente o preparador físico Bobby Rich, responsável pelos treinos da famosa, a troca de tipo de treino ocorreu porque a esposa de David Beckham não conseguia notar novos resultados com sua rotina fitness.

“Estava ficando claro para ela que os benefícios de seu treinamento haviam se tornado mínimos. Apesar de passar mais de 90 minutos na academia todo dia, ela estava mantendo seus níveis de condicionamento físico, em vez de melhorar de outras maneiras significativas. Ela estava pronta para uma mudança”, disse o profissional à Women’s Health Austrália.

Apesar de apreensiva com o novo tipo de treino, Victoria encarou o desafio e começou a notar os resultados que antes não tinha mais.

Mas, afinal, como obter benefícios com essa mudança? Veja a seguir as dicas de profissional.

1. Mude sua rotina

Sabemos que a constância é a base do progresso. Contudo, a partir de certo ponto, é possível que os resultados cheguem a seu nível máximo, já que não há novos estímulos para o corpo. É a ideia de mudar sua abordagem de exercício para evitar atingir platôs.

“Victoria veio até mim com uma base de resistência cardiovascular e muscular já forte e impressionante. Porém, o levantamento de peso e seus benefícios não eram algo com o qual ela estivesse familiarizada. Dito isso, foi um estilo de treinamento que ela abordou com o mesmo rigor e dedicação de suas outras atividades físicas até aquele momento e ela não olhou para trás”, contou o personal.

Continua após a publicidade

2. Faça metas alcançáveis

Não adianta mirar em mudanças drásticas do dia para a noite. Pelo contrário, torne suas metas específicas e quantificáveis – o que ajudará você a progredir de forma saudável e estimulante.

“O treinamento de força adequado mapeia um plano de aumento de repetições, pesos e modos de movimento. Embora Victoria estivesse acostumada a arrasar em seus treinos, ela não tinha necessariamente metas mensuráveis como tem agora.”

Isso porque, segundo o profissional, o sucesso da artista estava “relacionado ao número de sessões ou horas que ela passava na academia por semana”. Agora, porém, eles medem sua evolução a cada treino, seja aumentando a amplitude de movimento ou o peso ela levanta.

Fazer o mesmo também lhe dará mais confiança quando se trata de buscar resultados – você poderá olhar para trás e ver do que já é capaz!

View this post on Instagram

A post shared by Victoria Beckham (@victoriabeckham)

Continua após a publicidade

3. Não exagere no treino com peso

É natural pensar que quanto mais você faz, melhor está fazendo, mas as coisas não são necessariamente assim.

Em uma entrevista anterior ao The Guardian, a cantora contou que chegava a fazer por dia uma corrida de 45 minutos, seguida por treino de perna de 30 minutos, braços de 30 minutos e muitas pranchas.

Aqui, contudo, valeria a máxima de que menos, às vezes, é mais. Isso porque Rich decidiu adicionar estrutura e progressão aos treinos de Victoria, incorporando ciclos de treinamento ou blocos de tempo que se concentram em diferentes aspectos do condicionamento físico, como melhoria da força, resistência etc. Isso, portanto, permitiria a ela evoluir, atingir o pico, manter, descansar e repetir.

“Não é muito diferente de como os atletas profissionais treinam e é algo que as pessoas devem procurar fazer se quiserem manter a forma física ao longo do ano sem chegar ao esgotamento”, explicou ele.

“Dependendo do bloco que estamos fazendo, as sessões variam entre 35 a 90 minutos. Um ponto importante que eu queria que ela entendesse – e com o qual a maioria das pessoas luta – é que uma sessão de 35 minutos às vezes pode ser mais benéfica do que uma de 90. Mas superamos esse obstáculo rapidamente!”

Continua após a publicidade

4. Adapte sua rotina a seu estilo de vida

Todos nós sabemos que a vida pode ocasionalmente atrapalhar, e com Victoria não é diferente.

Por isso, Rich mudou a maneira como a cantora treinava para se adequar ao quão ocupada ela está, quais são seus objetivos e quão confiante está com o tipo de movimento em que estão trabalhando.

“Identificamos o que chamamos de ‘momentos-chave’ ao longo do ano e os usamos para criar altos e baixos. Exemplos disso podem ser o aumento da atividade durante o verão ou meses de viagens movimentadas para ela. Eu, então, garanto que ela use seu tempo se adaptando ao entrar em um novo bloco de treinamento, descansando de acordo entre as séries e exercícios. São todos esses elementos que influenciam a frequência do treinamento e a duração das sessões”, esclareceu.

5. Faça o treino com peso no seu tempo

Pode ser assustador tentar levantar peso pela primeira vez, e Victoria sentiu o mesmo. Ela, contudo, podia contar com o feedback do profissional.

“Essa avaliação é fundamental se você deseja ter mudanças. Quando recebo o feedback de Victoria e respondo de acordo, estou criando e construindo confiança. Porém, sem tempo, não temos nada”, afirmou ele.

Continua após a publicidade

E continuou: “Por muitos meses, Victoria tem trabalhado consistentemente e agora está colhendo os frutos dessa base sólida. É emocionante para um coach quando seu cliente chega ao ponto em que percebe a mudança e isso o motiva em um nível totalmente novo”.

6. Tenha paciência

Depois de bastante dedicação nos treinos, Victoria conseguiu pela primeira vez trabalhar na barra olímpica.

“Acredite quando digo que não era algo que ela pensou que faria seis meses atrás. Mas quando ela agarrou a barra olímpica pela primeira vez, ter força suficiente não era um pensamento que estava perto de entrar em sua mente”, afirmou Rich.

Isso porque, segundo ele, os treinos começaram com a ajuda de acessórios, usando canos de PVC, faixas de resistência, halteres e movimentos que conduziam à construção de força funcional, juntamente com exercícios que usariam as extremidades superiores e inferiores em sincronia. Assim, o movimento e a força foram construídos com o tempo.

7. Colha os frutos do descanso

O descanso é fundamental e uma necessidade absoluta para qualquer pessoa.

Continua após a publicidade

“Sem uma recuperação adequada, você não pode e nem terá o melhor desempenho possível. Assim, quando pulamos os dias de descanso para treinar, diluímos nossos já baixos níveis de energia e corremos o risco de lesões devido ao nosso corpo trabalhar horas extras.”

View this post on Instagram

A post shared by Victoria Beckham (@victoriabeckham)

8. Domine a mobilidade antes de começar o treino com peso

Assim como acontece com a flexibilidade, força, potência e condicionamento aeróbico, tentar construir força sem mobilidade provavelmente será um fracasso.

Aqui está um exemplo que pode ajudá-lo a entender: sem ombros móveis, você não conseguirá levantar alto uma barra olímpica, porque seus ombros não terão amplitude total de movimento.

“A mobilidade é fundamental e obrigatória em todos os treinos antes do levantamento da barra”, diz Rich.

“Eu faço isso junto com um aquecimento progressivo, e entre o aquecimento e a ativação dos músculos que você está prestes a envolver – é a coisa mais inteligente que você pode aprender a se acostumar a fazer.”

9. Coma pelo seu relógio biológico

Quando se trata de ter energia para os treinos, o profissional tem um trato com Victoria: comer em horários regulares.

“Todo mundo tem preferências e necessidades dietéticas diferentes, mas uma coisa que peço é a consistência de quando meus clientes comem suas refeições”, ele explica.

“Entender seu relógio biológico e criar hábitos saudáveis na hora das refeições aumenta a probabilidade de você entender seus níveis de energia e evitar comer demais ou de menos.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.