Os suplementos que as mulheres mais consomem em cada idade

Pesquisa mostra que o público feminino começa a suplementar a alimentação a partir dos 31 anos, mas poderia ser antes, de acordo com especialistas

Em breve você não vai mais ficar perdida diante das várias opções de vitaminas e minerais quando entrar numa farmácia. Até o fim de 2018 (início de 2019, no máximo) está prevista a publicação de uma nova regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para os suplementos de venda livre – aqueles que você pode comprar sem prescrição médica. Com a medida, as indicações dos produtos serão mais claras – os fabricantes serão autorizados a associar o cálcio ao fortalecimento dos ossos e dos fitoesteróis à saúde do coração, por exemplo.

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O objetivo da mudança realizada pela Anvisa é facilitar a vida do consumidor – a maioria mulher, segundo pesquisa sobre o consumo de suplementos alimentares no Brasil, encomendada pela Abiad (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), em parceria com outras entidades. “Foram entrevistados mais de mil pessoas, de sete capitais diferentes, que tinham o hábito de consumir suplementos e 53% eram mulheres”, explica a engenheira de alimentos Tatiana Pires, presidente da Abiad.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte do público feminino começa a consumir cápsulas, pastilhas ou pozinhos entre 31 e 40 anos. Os principais motivos: “Complementar a alimentação e, assim, manter a saúde”, diz Tatiana. Os mais procurados são os multivitamínicos, seguidos de ácidos graxos (especialmente o ômega-3), minerais (principalmente cálcio) e vitaminas específicas (a vitamina C é a campeã). “As entrevistadas disseram se sentir menos cansadas e mais dispostas (68%) com os suplementos, além de ficarem mais resistentes a doenças (54%)”.

Quais suplementos são indicados em cada idade

A vitamina C deveria fazer parte da vida da mulher já à partir dos 25 anos, segundo a nutricionista Bettina Reichenbach, da Sundown Vitaminas. Veja outros suplementos recomendados pela nutricionista de acordo com a faixa etária.

A partir dos 25 anos Colágeno + vitamina C. “O organismo passa a perder 1% de colágeno (importante para dar firmeza e elasticidade à pele) a partir dessa idade e, por isso, já pode ser suplementado. E a vitamina C melhora a ação dessa proteína, além de fortalecer o sistema imunológico.”

A partir dos 35 anos Colágeno + ômega-3 + luteína + betacaroteno. “Por ter ação anti-inflamatória, o ômega-3 ajuda a combater celulite e favorece as funções cardiovasculares e memória, além de reduzir os triglicérides (gordura no sangue). A luteína e o betacaroteno são antioxidantes e, portanto, também melhoram a elasticidade da pele, além de amenizar manchas e proteger da degeneração celular provocada pelos radicais livres. A luteína ainda combate o envelhecimento dos olhos.”

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A partir dos 45 anos Suplementos citados acima + cálcio + vitamina D + zinco. “A combinação do cálcio com a vitamina D é fundamental contra a perda óssea. Além disso, a vitamina D aumenta a imunidade e diminui o cansaço. E o zinco é importante para a pele, o cabelo e os olhos”.

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