Dieta bioquímica: – 3kg comendo na hora certa

Fazer boas escolhas não é tudo. Você também precisa saber o timing certo para comer cada alimento e, assim, garantir o equilíbrio bioquímico do organismo

Seu prato é sempre colorido, você não sai de casa sem seu mix de castanhas e acrescenta uma erva termogênica no almoço. Parabéns, você já fez grandes avanços! Mas, para tirar ainda mais proveito de seus novos hábitos saudáveis, fique de olho no relógio – e não estamos falando sobre comer de três em três horas. A proposta da dieta bioquímica é respeitar o momento do dia em que cada nutriente trabalha mais por você.

Veja também

“No momento da absorção das substâncias presentes na refeição, há muita competição e, quase sempre, os micronutrientes (vitaminas e minerais) saem perdendo”, explica o nutricionista Rafael Longhi, Ph.D. em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É por isso que, dependendo da hora do dia e do que completa seu prato, eles estão mais biodisponíveis, ou seja, são mais bem aproveitados pelo organismo. Ufa! Afinal, a carência deles (especialmente cálcio, selênio, zinco, magnésio, nitrato, vitamina C e resveratrol) acarreta desde alterações hormonais e pele sem viço até metabolismo lento e o acúmulo das gordurinhas indesejadas.

“Já quando as células estão bem nutridas, o organismo resiste menos a queimar gordura e o sistema imunológico se mantém fortalecido”, diz Rafael. Você também consegue controlar melhor o apetite e vencer a vontade louca por doces. No lanchinho, por exemplo, em vez de comer uma castanha-do-pará na granola, combine-a com uma laranja (os antioxidantes da fruta potencializam a absorção do selênio, enquanto o excesso de fibras da granola impede).

E não se esqueça da água: ela leva os micronutrientes para dentro das células. Beba um copo a cada 30 minutos, desde que longe das refeições. Faça essas mudanças por um mês – tempo necessário para que tudo funcione melhor. Caso não se importe em controlar o horário para comer determinados alimentos, bingo! Transformar essa estratégia em hábito, além de manter o corpo em forma, garante saúde e vida longa!

Os micronutrientes tem-que-ter

Magnésio

Reduz os processos inflamatórios. Sua presença no organismo também é importante para o sistema imunológico e a captação de oxigênio durante o treino. A dupla exercício e magnésio colabora para a quebra da gordura (lipólise), além de melhorar a produção de energia pelo tecido muscular.

Onde Semente de abóbora.
Quanto 300 miligramas por dia.
Como Polvilhe 60 g de semente de abóbora na banana amassada.
Quando Longe do cafezinho (a cafeína prejudica a absorção). Já o carboidrato aumenta a biodisponibilidade desse micronutriente.

Zinco

Regula a liberação da leptina, o hormônio da saciedade – você controla melhor o apetite. O zinco ainda tem ação antioxidante e favorece o sistema imunológico.

Onde Amêndoa, ostra, agrião, cereais integrais, ovo e sementes (abóbora, gergelim, linhaça).
Quanto 40 miligramas.
Como 2 amêndoas cruas e sem sal + 1 castanha-do-pará.
Quando Nos lanches intermediários ou longe de refeições ricas em fibras.

Leite

 (Dash_med/BOA FORMA)

Cálcio

Facilita a perda de peso e oferece proteção cardiovascular, além de participar de uma série de funções fisiológicas, como a contração muscular e a diminuição na produção das células de gordura.

Onde Leite, queijo e iogurte.
Quanto 1 200 miligramas por dia. A suplementação acima dessa dosagem sobrecarrega os rins.
Como 1/2 copo (100 ml) de iogurte natural desnatado batido com fruta a gosto.
Quando Longe das refeições ricas em ferro (mineral presente nas leguminosas, como o feijão), que compete com o cálcio.

Selênio

Participa da síntese proteica – importante para a construção de músculo, pele, unha e cabelo.

Onde Castanha-do-pará.
Quanto 60 miligramas por dia.
Como Prepare uma salada com  1 castanha-do-pará grande (ou 2 médias), laranja picada, cenoura ralada e hortelã, com azeite extravirgem e pouco sal.
Quando Distante de refeições com muitas fibras. A laranja e a cenoura contêm fibras, mas não são muitas, e, além disso, a vitamina C e os carotenoides desses alimentos facilitam a absorção do selênio.

Veja também

Resveratrol

Esse composto fenólico da uva protege o organismo do stress oxidativo – fator de risco para o câncer e problemas cardiovasculares.

Onde Suco de uva integral (sem açúcar).
Quanto 1 copo (200 ml) de suco de uva integral sem açúcar.
Como Prepare um sagu fit.
Quando Nos lanches intermediários.

Nitrato

Por ser um vasodilatador, facilita o transporte de nutrientes para os músculos, além de favorecer a oxigenação das células.

Onde Rúcula, espinafre, alface, beterraba, rabanete.
Quanto 80 gramas por dia.
Como 1 beterraba pequena crua batida com 1 copo (200 ml) de água e hortelã a gosto OU salada de rúcula com beterraba ralada crua.
Quando No café da manhã ou no lanche pré-treino.

Kiwi

 (Mizina/Thinkstock/Getty Images)

Vitamina C

Precursora de colágeno (evita a perda de elasticidade da pele) e de carnitina (responsável pelo transporte da gordura para dentro das células e, consequentemente, da eliminação delas do organismo).

Onde Kiwi, abacaxi, limão.
Quanto Entre 75 e 100 miligramas por dia, a partir dos alimentos. A suplementação sintética acima dessa dose pode inibir a produção de novas mitocôndrias (“fábricas” de energia dentro das células que garantem a queima de gordura e o bom funcionamento do organismo).
Como 1 rodela (200 g) de abacaxi batida com 2 col. (sopa) de semente de linhaça e 1 copo (200 ml) de água OU salada de folhas verdes com 1 kiwi em rodelas (a fruta potencializa a absorção do ferro presente nos vegetais).
Quando No meio da tarde, como opção de lanche.

Ômega-3

Apesar de não pertencer à família dos micronutrientes (protagonistas da dieta bioquímica), o ômega-3 é indispensável para combater os processos inflamatórios nas células. “Os estudos científicos ainda relacionam o consumo desse ácido graxo a um menor risco de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas”, afirma Rafael.

Onde Sementes de linhaça e chia e peixes de águas profundas (atum, salmão e sardinha).
Quanto 30 gramas por dia + 1 cápsula com 1 grama de óleo de peixe.
Como Polvilhe 30 g de chia na fruta e na omelete OU mergulhe 20 g de linhaça em 1 copo (200 ml) de água por 8 horas – use a mistura em sucos e vitaminas, além de comer peixe de duas a três vezes por semana.
Quando No café da manhã OU nos lanches intermediários.

Veja também

Cardápio seguro contra roubo

A distribuição dos alimentos neste cardápio assegura que os micronutrientes sejam bem absorvidos para manter suas células bem alimentadas e, assim, facilitar a perda de peso. Dá para secar 3 quilos em um mês.

30 minutos antes do café da manhã: 1/2 copo (150 ml) de água com suco de 1/2 limão (sem açúcar!)

Café da manhã

  • 1 crepioca (1 1/2 col./sopa de goma de tapioca, 1 ovo, 2 col./chá de farinha de banana verde/opcional e 1 pitada de sal rosa. Misture e espalhe numa frigideira antiaderente quente. Doure dos dois lados). Recheie com 2 col./sopa de queijo cottage, sal e ervas a gosto OU
  • Omelete (2 claras + 2 gemas) com 1 fatia média (30 g) de queijo branco OU
  • 1/2 batata-doce média em rodelas cozida e acompanhada com pasta de queijo (3 col./sopa de queijo cottage misturadas com 1 fatia média de queijo branco picada e 1 col./sobremesa de azeite extravirgem) OU
  • Suco de beterraba (bata 1 beterraba pequena crua com 1/2 maçã e 1 copo/200 ml de água. Beba sem coar).
crepioca

 (Fabio Castelo/Reprodução)

Lanche da manhã

  • Sagu fit (misture 1/2 copo/150 ml de suco de uva integral com 2 col./sopa de água de linhaça) OU
  • 1 castanha-do-pará e 2 amêndoas OU
  • 1 banana amassada com 3 col. (sopa) de semente de abóbora sem casca e sem sal OU
  • 1/2 pote (100 ml) de iogurte natural com probióticos misturado com 1 col. (sobremesa) de açúcar mascavo (opcional), 1 col. (chá) de levedo de cerveja e 1 pera picada.

15 minutos antes do almoço: 1 cápsula (1 g) de ômega-3.

Almoço

  • Salada: rúcula a gosto, 4 rabanetes em rodelas e 1 fatia média de abacaxi picada com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, limão e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral com 3 col. (sopa) de grão-de-bico cozido  + 1 filé médio de peito de frango grelhado OU
  • Salada: 1/2 cenoura crua ralada, 1 laranja picada e 1 castanha-do-pará triturada com sal a gosto + 2 col. (de servir) de macarrão parafuso com 1 tomate e 1/4 de abobrinha refogados rapidamente com 1 dente de alho e 1 col. (sobremesa) de azeite, sal, pimenta-do-reino e manjericão. Junte 2 ovos cozidos e picados OU
  • Salada: rúcula à vontade, 1/2 cenoura crua ralada e 1/2 beterraba crua ralada com 1 col. (sobremesa) de azeite + 1 crepioca com 1 filé médio de peito de frango desfiado, 1 fio de azeite e orégano a gosto OU
  • Salada: alface e rúcula à vontade com 1 rodela média de ricota, 4 tomates-cereja, 1/2 cenoura crua ralada com 1 col. (sobremesa) de azeite, limão e sal a gosto + 3 col. (sopa) de arroz integral com 2 col. (sopa) de lentilha + 1 hambúrguer de frango (ou de grão-de-bico) caseiro.

Lanche da tarde

  • Fruta (1 laranja ou 1 maçã ou 1 fatia de mamão) com 1 col. (sopa) de semente de linhaça OU
  • 1/2 pote (100 ml) de iogurte com probióticos misturado com 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado OU
  • 4 damascos secos e 4 rodelas de maçã desidratada OU
  • 1/2 pote de iogurte natural com probióticos, 1 fatia de mamão, 1/2 banana e 1/2 maçã picadas.

Jantar

  • 1 prato (fundo) de creme de cenoura OU
  • Pizza caseira (1 pão sírio com molho de tomate caseiro, cebola a gosto e 2 filés de sardinha em lata amassadas/escorra o óleo e 2 fatias de mussarela. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos e polvilhe orégano na hora de servir) OU
  • Sanduíche: 2 fatias de pão preto com 2 col. (sopa) de queijo cottage, 1 ovo cozido em rodelas, 2 folhas de alface e 2 col. (sopa) de cenoura crua ralada com 1 col. (chá) de azeite + 1 copo (200 ml) de suco de melancia sem açúcar OU
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado + 3 col. (sopa) de purê de batata-doce com canela polvilhada (opcional).

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Ceia

  • 1 xíc. de chá de hibisco OU 
  • 1 rodela média de abacaxi polvilhada com aveia em flocos finos OU
  • 3 col. (sopa) de abacate OU
  • 1 castanha-do-pará e 2 amêndoas cruas e sem sal.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s