Famosas estão usando cintas para malhar. Mas isso é indicado?

Kylie Jenner é uma das adeptas do acessório. Mas o uso dele na academia é controverso entre especialistas

Por Camila Junqueira
Atualizado em 21 out 2024, 17h34 - Publicado em 6 abr 2018, 19h27
Kylie Jenner cinta
 (kyliejenner/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Uma das novidades mais polêmicas do universo fitness é o uso de cintas na hora da malhação. Famosas como as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner já postaram fotos vestindo o acessório na academia. O motivo: ele ajudaria a afinar a cintura durante os exercícios físicos.

View this post on Instagram

my girl @premadonna87 hooked me up with the @waistgangsociety snap back package. #ad waistgang has the BEST quality snap back products. make sure you get your package & follow @waistgangsociety to join & keep up the journey together. tag us in photos, and head over to www.whatsawaist.com NOW! Use code (Kylie) for an exclusive discount & I can keep up with your progress ‼️ #waistgangsociety #waistgang #fitness #whatwaist #whatsawaist.com

A post shared by Kylie 🤍 (@kyliejenner) on

No Brasil, o item ganhou popularidade em 2016, época em que as atrizes Fernanda Souza e Claudia Raia foram vistas com os corpetes no treino. Mas, afinal, as cintas realmente funcionam? Perguntamos a especialistas o que acham dele.

Qual a função da cinta modeladora?

Ela é comumente usada por quem quer afinar a silhueta sob um vestido (ou outra peça acinturada) e também após procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração, já que reduz edemas e sangramentos no pós-operatório. Mas a maior parte das marcas que comercializam o acessório com pegada fitness alega que ele ajuda a corrigir a postura – o que também manteria o abdômen contraído por mais tempo.

View this post on Instagram

O lance é não parar, tá cantando o marido!!! Tentando aprender a fazer o "Superman"…. Um dia eu chego lá, né @mestre_dtm ??? #NaoDesista #QuemAcreitaSempreAlcança #SeNaoAlcançar #PeloMenosGanhouResistencia #EQueimouCalorias #VidaSaudavel UPDATE: meninas, tô usando @cinturitaclaudiaraia que me faz manter o abdômen sempre "travado" o que tem me ajudado muito no treino!

A post shared by F e r n a n d a S o u z a (@fernandasouzaoficial) on

Continua após a publicidade

O corpete ajuda a emagrecer?

De acordo com a fisioterapeuta Tathiana Antony, da Clínica Renewmed, do Rio de Janeiro, usar as cintas não ajuda no emagrecimento, como muitas pessoas acreditam. “Não existe nada comprovado que a compressão diária dessas regiões acabe com a gordura. A barriga ganha um formato acinturado, mas quando você tira a cinta, a gordura ainda está lá”, alerta.

GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo

Há riscos de usar cinta no treino?

O perigo está na restrição respiratória: “Usar a cinta em excesso atrapalha a circulação, afeta os movimentos respiratórios e restringe a amplitude pulmonar”, aponta Tathiana. Além disso, vestir uma cinta modeladora durante o exercício compromete a consciência corporal, o que pode causar lesões. Segundo o educador físico Fabio Aquino, o acessório não permite que você sinta os movimentos do jeito certo.

View this post on Instagram

Ralando!!! Nao ta facil p ninguem!!! #tonhaomeumestre @cinturitaclaudiaraia

A post shared by Claudia Raia (@claudiaraia) on

Continua após a publicidade

“A cinta é um impedimento para entender seu corpo. Ou seja, não vai ativar o core e as musculaturas estabilizadoras, por exemplo”, explica. O profissional indica que a aluna ative a musculatura de forma livre, caso não tenha contraindicações médicas, e que sustente o corpo sozinho.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.