TB12: como funciona a dieta seguida por Gisele Bündchen e Tom Brady

Fique por dentro do método criado pela modelo e seu marido – e que acaba de virar livro

Mesmo longe das passarelas, a top model Gisele Bündchen continua referência de beleza e estilo de vida saudável – ela é tão reconhecida pela rotina ativa (cavalga, luta, surfa, pratica ioga…) que se transformou na primeira não atleta a figurar na publicidade de uma grande marca fitness americana.

Veja também

O marido, Tom Brady, também é referência de #AtitudeBoaForma. Um dos maiores jogadores de futebol americano de todos os tempos, aos 40 anos, se mantém no auge do desempenho físico. Em fevereiro deste ano, Brady chamou ainda mais atenção ao chegar à sua oitava disputa no Super Bowl, a final da liga dos Estados Unidos, e se tornou o único quarterback (sua posição) a participar do evento na sua idade.

O lifestyle da família Brady Bündchen deu origem ao livro TB12 Method: How to Achieve a Lifetime Sustained Peak Performance (“Método TB12: como manter a performance no auge pela vida toda”, em tradução livre). A publicação traz mais do que as técnicas de preparo físico de Tom – a alimentação plant-based que ele e Gisele seguem é um dos 12 princípios (número da camisa do jogador) que compõem o método.

Comida de verdade

Não pense que eles não fazem tuuudo o que falam. 
O casal abriu a casa para um reality show transmitido em seis episódios no Facebook. Em Tom vs Time (“Tom contra o tempo”), dá para você conhecer um pouco mais da vida profissional e familiar do atleta e detalhes do que ele e Gisele comem: nada menos que 80% de legumes e cereais, como batata-doce, inhame, arroz integral, quinoa, painço e feijão.

Mas não são veganos nem vegetarianos. Ovos e carnes magras – a vermelha consumida numa frequência bem menor que peixe e frango – compõem os outros 20% do prato. Para preservar os músculos, eles recorrem à suplementação de proteína, mas de origem vegetal.

A lista dos itens proibidos é fácil de adivinhar: açúcar branco, farinha branca e outros carboidratos pobres em fibras (batata-inglesa, por exemplo) ficam fora do cardápio. Tom e Gisele também recusam cafeína, adoçante, bebida alcoólica, glutamato monossódico, laticínios (até mesmo iogurte) e outras substâncias que podem inflamar as células. Mas dividem a opinião dos médicos ao evitarem berinjela e cogumelo, vegetais que, segundo o método, deixam o pH do organismo ácido – isso faz com que você fique menos resistente a doenças e mais sujeita
 ao ganho de peso.

“Em contrapartida, o casal capricha em alimentos antioxidantes e que evitam o desgaste 
das células, o que combate o envelhecimento precoce 
e melhora o metabolismo como um todo”, diz a endocrinologista Isabela Bussade, do Rio de Janeiro. Mais um aspecto positivo do TB12: funciona como uma reeducação alimentar.

“Como exclui os processados 
e sugere variar as fontes de carboidrato e proteína,
 ele ajuda a adaptar o paladar para os alimentos saudáveis”, diz Isabela. Isso é importante não apenas para supermodelos e superatletas mas para qualquer pessoa interessada em comer certo a vida toda 
(e não só quando o jeans aperta).

TB12 na prática

É claro que celebs da dimensão de Gisele e Tom precisam de alguém para cuidar que todos os alimentos que entram no prato sejam frescos e orgânicos, além de preparar as porções de acordo com a necessidade nutricional do atleta e da modelo.

Por isso, eles têm um coach e chef em casa. Mas você, assim como a gente, vai alcançar um bom resultado se colocar a mão na massa – o primeiro passo é ir mais à feira e ao hortifrúti e menos ao supermercado. E, aos poucos, vá inserindo alguns dos princípios do método.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Em uma das postagens nas redes sociais, Tom comenta: “O TB12 é menos sobre perfeição e mais sobre o progresso e formação de hábitos positivos”. Você pode adquiri-los aos poucos para perder peso e, principalmente, preservar sua saúde – indispensável para uma vida longa e cheia de energia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s