Continua após publicidade

8 causas mais comuns de dores no joelho após a atividade física

Doenças como osteoartrite, bursite e joelho de saltador fazem parte desta lista

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h43 - Publicado em 16 Maio 2023, 15h10
Dores no joelho após a prática de atividade física
Como evitar dores no joelho após movimentar o corpo? | (wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade

Você praticou exercícios físicos e percebeu que o seu joelho ficou doendo? Então, saiba que isso é algo comum e que, geralmente, não indica nenhum problema mais grave. Inclusive, estimativas mostram que 25% dos adultos sentem dores no joelho após correr, pular, alongar, dobrar ou carregar peso. Entretanto, se persistir por muito tempo, é importante acender um sinal de alerta.

O joelho é uma articulação complexa envolvendo ossos, meniscos, músculos, tendões e ligamentos que sustentam a articulação. Eles podem doer quando ocorre um dano ou um estresse em qualquer um desses componentes. Por esse motivo, essa é uma queixa comum”, detalha o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

PREVENÇÃO

Para evitar complicações nos joelhos na hora de se movimentar, é importante ter alguns cuidados. As principais recomendações são: contar com a ajuda de um educador físico, fazer um bom aquecimento antes de começar o treino e utilizar calçados adequados.

O médico ainda destaca a importância dos exercícios de fortalecimento. “Se os músculos da região estiverem fracos, a locomoção fica prejudicada e a articulação torna-se mais propensa ao desgaste e danos. Quanto mais fortes forem os músculos, mais protegidas estarão as articulações”, ressalta.

TRATAMENTO

Nos casos em que as dores no joelho não estão associadas a nenhum problema mais grave, algumas medidas simples podem ajudar, por exemplo, descansar, colocar gelo, manter o joelho levantado e usar uma bandagem elástica.

Continua após a publicidade

Mas, é importante lembrar que, para alguns quadros, pode haver a necessidade de realizar injeções, sessões de fisioterapia e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

“Mesmo que os sintomas diminuam, o melhor a fazer é procurar um profissional ortopedista para que ele faça o diagnóstico correto e a indicação do tratamento”, alerta o Dr. Marcos, que também lista as causas mais comuns para esse incômodo:

 

1

Bursite

A bursite é uma doença que consiste na inflamação das bursas, bolsas de líquido que atuam no amortecimento e na proteção dos músculos, tendões e ossos. Seus sintomas são: dor e sensibilidade ao pressionar o joelho, rigidez ao mover, dor ao mover e descansar, inchaço, calor e vermelhidão.

“Quando uma bursa fica inchada e irritada, você pode sentir dor na frente do joelho. Isso é chamado de bursite. A inflamação pode ocorrer devido ao uso excessivo, lesão ou pressão repetida, como ajoelhar-se. Alterações no nível de atividade, como o treinamento para uma maratona, também podem causar bursite, bem como alguns tipos de artrite”, diz o Dr. Marcos.

Continua após a publicidade
2

Síndrome do Trato Iliotibial

Outro exemplo de lesão no joelho causada pelo uso excessivo dessa articulação é a síndrome do trato iliotibial, que acomete com maior frequência os corredores de longa distância, ciclistas, esquiadores e jogadores de hóquei, basquete ou futebol. Ela provoca dores na parte externa (lateral) dos joelhos.

“Ocorre quando a banda iliotibial – uma fáscia ao longo da parte externa da perna – fica inchada e irritada. O inchaço e a irritação ocorrem por fricção contra o osso, geralmente quando você se dobra. Você pode desenvolver a síndrome se não aquecer antes do exercício. Os sintomas aparecem pela primeira vez quando você começa a se exercitar e melhora após o aquecimento. À medida que a condição progride, você pode sentir dor após o aquecimento”, fala o especialista.

3

Joelho do saltador (tendinite patelar)

A lesão, que afeta especialmente atletas entre 15 e 30 anos, costuma se desenvolver após a prática de esportes que exigem saltos extenuantes, por exemplo, vôlei e basquete. “A corrida de longa distância e o esqui também podem resultar em joelho de saltador”, acrescenta o ortopedista.

Continua após a publicidade

No geral, as pessoas que sofrem com essa patologia apresentam dor abaixo da patela e rigidez do joelho ao pular, ajoelhar-se ou subir escadas. No repouso, tende a ser indolor.

4

Rupturas de ligamentos e cartilagens

Dores no joelho podem ser consequências de lesões mais sérias, como rupturas de ligamentos ou cartilagem, que podem acontecer quando a articulação é estendida demais durante a prática de atividade física, quando você para rapidamente de se mover ou quando há a mudança brusca de direção.

Para quem não sabe, os ligamentos são tecidos que conectam os ossos e que garantem a estabilidade, permitindo as diferentes movimentações dessa articulação. “Quando esses tecidos rompem, isso pode causar dor, inchaço e instabilidade no joelho”, conta o médico.

Seus sintomas incluem som alto de estalo no momento da lesão, inchaço, dor e sensação de instabilidade.

Continua após a publicidade
5

Lesão de menisco

Localizado entre as extremidades dos ossos em uma articulação, os meniscos são estruturas em formato de semi-aneis de cartilagem que servem para absorver o choque e distribuir a carga.

“Se você torcer o joelho, ajoelhar ou agachar enquanto levanta algo pesado, pode rasgar essa estrutura, o que causará dor que piora se você pressionar o joelho ou caminhar, inchaço no dia seguinte à lesão e até a possibilidade de bloqueio do joelho”.

6

Osteoartrite

A osteoartrite do joelho ocorre quando o desgaste deteriora o tecido que oferece proteção às superfícies ósseas, chamado de cartilagem articular. Na maior parte das vezes, os pacientes diagnosticados com essa doença degenerativa sofrem com inchaço do joelho, rigidez e limitação no movimento.

Continua após a publicidade

A dor provocada pela osteoartrite piora ao mover-se por longos períodos, em flexão repetitiva, ao subir ou descer escadas ou em tempos de inatividade, segundo o ortopedista.

Essa é uma das condições mais comuns que afetam o joelho, e pode acontecer devido a lesão ou uso excessivo. As pessoas geralmente desenvolvem artrite à medida que envelhecem. Por ser progressiva, é preciso tratá-la para que não evolua”, ressalta.

7

Joelho de corredor

Como o seu próprio nome já diz, esta é uma lesão comum em corredores. Isso porque se dá quando o joelho sofre a sobrecarga do impacto e da alternância contínua do apoio monopodálico.

“As pessoas geralmente experimentam o joelho do corredor quando mudam a quilometragem ou a velocidade da corrida ou começam a completar mais treinamentos em subidas do que o normal. Estresse, assim como má nutrição e sono, podem contribuir”, garante o médico.

É uma das causas mais comuns de dor na frente do joelho, e as pessoas costumam descrever o desconforto como uma sensação de irritação.

A dor pode ser agravada depois de ficar sentado por um tempo, levantar de uma cadeira, agachar, correr ou subir escadas.

8

Distensões ou entorses

Prática de atividade física excessiva, aquecimentos inadequados e pouca flexibilidade no alongamento são alguns fatores que podem resultar em rupturas musculares.

“Já as entorses são lesões ligamentares que podem ocorrer devido a rupturas ou alongamento excessivo. Ambas as distensões e entorses são causadas por torção abrupta e não natural dos músculos”, diz o médico.

Assim como dor e inchaço, descoloração e hematomas são outros sintomas característicos desses problemas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.