Continua após publicidade

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia

Instrutor ensina uma sessão fácil e rápida para cuidar da mente -- e do corpo!

Por Amanda Panteri
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 31 jan 2020, 09h07
Healthy lifestyle concept. Pregnancy Yoga and Fitness. Young pregnant yoga woman kissing cute small dog while working out in living room. Pregnant model doing prenatal downward-facing dog at home
 (Shutterstock/Shutterstock)
Continua após publicidade

Está sentindo que a sua vida anda muito agitada, sem tempo para pensar em si mesma e cuidar da mente? A solução pode ser reservar um tempinho logo pela manhã para meditar um pouco. Então por que não incluir uma minissessão de ioga na rotina? Além de preparar você para o dia que está por vir, ela também ajuda a alongar a coluna para evitar dores ao final do expediente. 

Quem montou a combinação das posturas a seguir foi o instrutor de ioga Victor Waismarck Amorim, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro. Ele dá algumas dicas. “Durante toda a prática dos movimentos, permaneça atenta à respiração: mantenha-a profunda e, sobretudo, confortável. Faça tudo de forma consciente e tranquila, parando se surgirem dores, sobretudo articulares”. Se o incômodo for no quadril durante a postura inicial, sente em uma almofada e cruze as pernas. Assim, a pressão sobre a região será aliviada. 

Você vai precisar de um mat (tapetinho de ioga) ou uma superfície macia para não machucar, mas ao mesmo tempo reta e firme o suficiente para não balançar conforme você se move. Veja e repita: 

1 – Arrume a postura e medite!

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia
(fizkes/BOA FORMA)

“Sente-se de modo confortável no mat com as pernas cruzadas, mantendo-se sobre os isquiotibiais (ossos dos glúteos). Alongue a coluna, projetando o topo da cabeça para o teto. Gire os ombros para trás e para baixo, apenas uma vez, e mantenha-os afastados das orelhas e relaxados. Coloque as mãos sobre o abdômen e feche os olhos, inspirando e exalando pelo nariz, de forma longa. Recolha, suavemente, o umbigo ao exalar. Permaneça na postura de 2 a 5 minutos.”

Continua após a publicidade

2 – Gato/vaca

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia
(Lu Christovam/Lu Christovam)

“Abra os olhos e fique em 4 apoios. Alinhe os punhos com os ombros e os joelhos com o quadril, e abra os dedos das mãos. Ao inspirar, leve o olhar à frente, abra o peito, gire os ombros para trás e eleve o quadril — nesse momento, a coluna se curva para baixo. Ao exalar, relaxe a cabeça, leve o queixo próximo ao peito e olhe para o umbigo. Estique os braços. Faça o movimento de 5 a 10 repetições.”

3 – Liberação do vento 

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia
Postura liberação do vento deitada (Pinterest/Reprodução/Pinterest)

“Deite de barriga para cima. Mantendo um pé no mat, entrelace os dedos das mãos no joelho da outra perna e aproxime a coxa do abdômen. Relaxe os ombros. Mantendo a coxa próxima ao abdômen, estique a outra perna no mat com os dedos do pé apontados para o teto. Faça de 3 a 5 respirações completas, e depois repita a postura para o outro lado.”

4 – Torção da coluna deitada

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia
Postura de ioga torção de coluna deitada (Pinterest/Reprodução/Pinterest)

“Agora, mantendo os joelhos dobrados, aproxime as coxas do abdômen, com as pernas suspensas. Abra os braços em cruz, com as palmas das mãos no chão e braços alinhados com os ombros. Inspire e, ao exalar, deite as pernas para um lado. Se não incomodar a coluna cervical, leve o rosto para o lado oposto. Relaxe os ombros e tente mantê-los no chão sem muito esforço. Relaxe as pernas também. Fique de 3 a 5 respirações completas e repita a postura para a outro lado.”

5 – Relaxamento 

Faça estas posturas de ioga pela manhã e comece bem o dia
(Getty Images/Thinkstock/Getty Images)

“Para finalizar, deite todo o corpo no mat. Estique as pernas e afaste-as, deixando os pés relaxados e virados para fora. Mantenha os braços ao longo do corpo, com espaço para as axilas respirarem, as palmas das mãos voltadas para o teto e os ombros relaxados. Feche os olhos e deixe o corpo quieto, observando sua respiração. Permaneça 5 minutos ou mais na postura. Ao terminar, volte a movimentar o corpo suavemente, alongando e virando para o lado. Depois, empurre o chão com leveza e suba de forma lateral. Volte para a primeira postura e por mais alguns instantes permaneça com os olhos fechados e a coluna ereta.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.