Continua após publicidade

Funcional com tiros na esteira melhora o desempenho na corrida: como fazer

Apostar na combinação de funcional com tiros na esteira pode proporcionar benefícios para corredores e atletas iniciantes

Por Ana Paula Ferreira
10 out 2024, 10h00
Veja como unir o treino funcional aos tiros na esteira para melhorar sua corrida
Veja como unir o treino funcional aos tiros na esteira para melhorar sua corrida (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Não basta apenas calçar seus tênis e sair correndo na rua para começar a treinar para uma corrida. Isso porque, para evitar lesões e melhorar o desempenho, é preciso ter uma boa preparação física, que pode ser conquistada com a combinação entre funcional com tiros na esteira.

“Uma das coisas mais importantes para os corredores de provas longas como a maratona é a mudança de estímulos nas corridas. Tiros na esteira, por exemplo, podem ajudar o corredor a evoluir sua performance, diminuindo o pace (ritmo médio da corrida), aumentando a resistência e melhorando a capacidade cardíaca”, aponta Rafael Corsino, personal trainer, coach e coordenador da Race Bootcamp.

Com isso, torna-se comum que corredores e atletas iniciantes queiram melhorar seu desempenho e evoluir fisicamente e, para isso, buscam treinos específicos e estratégicos para alcançar tais objetivos.

Assim, pensando em ajudar quem está começando no universo das corridas e maratonas a alcançarem bons resultados, o profissional aborda três benefícios do treino funcional com tiros de esteira, além de algumas recomendações para aproveitar essa prática da melhor forma possível.

Continua após a publicidade

Benefícios do treino funcional com tiros na esteira

1

Aumenta a resistência corporal

Geralmente, provas muito longas exigem do atleta resistências física, respiratória e cardiovascular.

“Realizar tiros na esteira com pequenas recuperações faz com que o corpo tenha que se adaptar rapidamente ao estímulo de corrida, auxiliando na performance das provas quando o corpo for submetido ao elevado estresse muscular”, explica o coordenador.

Continua após a publicidade

Rafael ainda recomenda observar a respiração constantemente, pois manter o fluxo respiratório contínuo permite que o atleta resista ao cansaço por um período de tempo maior. Além disso, evitar respirações curtas e rápidas pode ajudar durante a corrida e impedir desconfortos.

2

Auxilia a diminuir o pace

Um grande desafio para muitos corredores e atletas é melhorar o tempo realizado nas corridas. Aliar estímulos com tiros na esteira aos treinos de longas distâncias faz o praticante aumentar as velocidades da corrida, pois fará isso por pouco tempo e/ou distância, diminuindo, consequentemente, o ritmo médio da corrida.

Continua após a publicidade

“Correr é um desafio contra você mesmo. Corridas de longa duração exigem concentração e foco. Depois de um tempo de prova, o mais importante será se concentrar em si mesmo e acreditar que é possível. Lembre-se da técnica e utilize as estratégias planejadas previamente”, complementa.

3

Melhora a capacidade cardíaca

Por se tratar de uma prática que varia a velocidade da corrida, em um treino com tiro, a frequência cardíaca ondula constantemente, subindo e descendo com maior intensidade do que em uma corrida tradicional, gerando, assim, uma melhora nas resistências pulmonar e muscular, além de melhorar também o coração do atleta.

Continua após a publicidade

“Essa é uma das muitas vantagens do treino funcional aliado a tiros de esteira, porém, todo treino deve respeitar a individualidade do praticante, entendendo o histórico de atividades e saúde. Respeite sempre o treino com os volumes e intensidades propostos pelo treinador, pois isso ajudará a manter você preparado para a prova. Procurar um médico para investigar possíveis restrições, também é recomendado para realizar sua prática com maior segurança”, ressalta o coach.

Cuidados para provas de rua

Como provas de rua exigem muito foco durante os treinos para serem finalizadas com sucesso, Corsino ainda recomenda ficar atento à postura e planejar as hidratações com antecedência, respeitando os limites do próprio corpo.

“Com o cansaço da prova, é natural que o atleta comece a relaxar o corpo, perdendo a posição correta da corrida. Por isso, focar no movimento que o corpo está realizando, evitará lesões, pois diminuirá as compensações musculares. Além disso, planejar as hidratações pode ajudar e evitar desconfortos e possíveis cãibras. Grande parte dos circuitos liberam, aos inscritos, o percurso e pontos de hidratação, então, busque se planejar, escolhendo em quais pontos você realizará suas reposições de líquidos durante a prova”, aconselha.

Por fim, o personal trainer comenta que a corrida é uma atividade que qualquer pessoa pode realizar, sem restrições médicas, mas que é importante recorrer a um especialista, caso haja qualquer tipo de problema cardíaco, pulmonar ou lesões.

Continua após a publicidade

Ele também afirma ser necessário aquecer o corpo antes do início da corrida, pois, assim, será bem mais fácil manter a constância ao decorrer do trajeto.

“Preparar-se para uma maratona ou corrida de rua é um processo que requer muita dedicação, esforço e determinação, mas, com o auxílio de estratégias como essas e acompanhamento médico, é possível alcançar ótimos resultados”, finaliza Rafael.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.