Por que o tamanho do seu prato pode ajudar você a emagrecer
Se você está tentando perder peso, reduzir o tamanho da louça em que come pode ser uma técnica efetiva
Comer alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada ajudam a emagrecer, mas o modo como comemos também influencia – e muito – na perda ou ganho de peso.
E quem nunca “comeu com os olhos”? Rachel Paul, nutricionista americana especializada na alimentação de jovens universitários, compartilha cliques em seu Instagram mostrando alguns truques para quem quer perder peso. Entre eles, o tamanho do prato – sim, isso pode levar você a comer mais… ou menos.
Como? De acordo com Rachel, o recipiente cheio dá o recado para o cérebro de que a saciedade virá. Se o prato for menor, melhor ainda, já que menos comida será consumida, certo? “É simplesmente um truque”, explica a nutricionista.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
A troca da louça é indicada para quem precisa ou quer emagrecer e pode funcionar mesmo fora de casa, em restaurantes self-service, por exemplo. Só não vale sabotar a si mesma! “Focar muito no fato de estar comendo em um prato menor e, com isso, estar ‘enganando a si mesma’ pode levar por água abaixo o intuito da técnica”, alerta a especialista.
A ciência aprova
Uma nova pesquisa publicada no periódico científico Journal of Association for Consumer Research examinou 56 estudos e constatou que pratos menores podem, sim, fazer você comer menos. Os trabalhos investigaram se o tamanho do recipiente é efetivo para reduzir a ingestão de sobremesas, frutas, refeições completas, snacks… E a conclusão foi que diminuir o tamanho da louça pela metade baixou em 30% a ingestão de alimentos.
Está na luta para eliminar os quilos extras? Converse com sua nutricionista para saber se a tática é indicada para você e como incluí-la no seu dia a dia.