Continua após publicidade

Massa integral: ela é mais leve e ajuda a perder até 2,5kg por ano

Por ser rica em fibras, também tem papel importante na saúde: favorece a digestão e derruba o risco de câncer do intestino!

Por Cristina Nabuco (colaboradora)
19 set 2020, 08h00

Ninguém mais duvida que escolher a massa integral no lugar da refinada é melhor para o corpo. Mas o que nem os estudiosos sabiam era o resultado dessa troca na balança: você perde até 2,5 quilos ao longo de um ano. Pesquisadores das Universidades Tufts e de Minnesota e do Instituto Bell de Saúde e Nutrição, todos nos Estados Unidos, chegaram a essa conclusão após acompanhar 81 voluntários que, durante seis semanas, preferiram os alimentos menos processados.

“É uma prova de que as farinhas integrais melhoram o metabolismo”, diz o endocrinologista Pedro Assed, do Rio de Janeiro. Ricas em fibras, vitaminas e minerais, elas também favorecem a digestão e derrubam o risco de câncer do intestino.

Quer potencializar os efeitos da massa integral? Faça a lição completa: além de aderir aos alimentos integrais, modere no tamanho das porções e diminua o consumo de açúcar e de gordura saturada.

Gostou da troca? Agora confira algumas receitas para completar sua massa:

Almôndega proteica e vegetariana

Continua após a publicidade

Molho pesto de agrião e coentro

Molho pesto simples
(Monica Wagner/Thinkstock/Getty Images)

Molho de tomate caseiro sem acidez

Continua após a publicidade
Tomates e molho de tomate
(ALLEKO/Thinkstock/Getty Images)

Molho pesto light de brócolis e grão-de-bico

Molho pesto light
(Gabi Castejon/BOA FORMA)
Publicidade