7 maneiras de segurar a fome no inverno

Com o frio chegando, saiba como driblar as armadilhas da estação sem colocar a dieta em risco

Por Olga Penteado Atualizado em 24 Maio 2018, 19h12 - Publicado em 24 Maio 2018, 17h56

Quando cai a temperatura, nosso organismo tende a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos e, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e ganhar alguns quilinhos extras. “No inverno, a necessidade de repor água é menor que no calor, por isso reduzimos o consumo de sucos, frutas e saladas, mais leves, e preferimos alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo”, explica Andrea Dario Frias, PhD em nutrição, de São Paulo.

  • Mas, segundo ela, há outro fator ainda mais importante: “Os estudos destacam que o aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que apresentamos com a comida. Buscamos conforto na comida quente”. A boa notícia é que é possível aliar o aconchego que buscamos no inverno com hábitos saudáveis. Confira o nosso guia com táticas infalíveis.

    1. Sopa, a grande aliada

    Substituir a salada do jantar pela sopa é uma ótima alternativa para nutrir e aquecer o corpo, mas tudo depende dos ingredientes. “Uma sopa balanceada deve ter uma porção de proteína magra, como peito de frango ou músculo, e legumes pouco calóricos, como a abobrinha, a berinjela, o chuchu, o alho-poró, o aipo, a couve-flor, o brócolis e a abóbora”, indica a nutricionista Marcela Frias, do Rio de Janeiro.

  • Convém não exagerar nos carboidratos. “A batata, o macarrão e a mandioquinha são todos desse grupo alimentar. Escolha apenas um para acrescentar à sopa”, fala Paula Castilho, nutricionista de São Paulo. Sirva com fio de azeite extravirgem ou salpique linhaça, lascas de amêndoa ou de girassol – fontes de gordura do bem. A sopa também vai bem no almoço, como entradinha – dá saciedade e, por isso, você vai se contentar com uma porção menor do prato principal.

    2. O conforto do chá

    Chá de hibisco
    spaxiax/Thinkstock/Getty Images

    A melhor forma de aquecer o corpo sem calorias é beber chá. “Recomendo os à base de Camellia sinensis (verde, branco, vermelho e amarelo) e o de hibisco, que, comprovadamente, ajudam no controle do peso”, diz Andrea Dario Frias. Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde – inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas. “Se a intenção é manter a ansiedade sob controle, a erva-doce é uma ótima opção”, garante Ana Luisa Vilela, nutróloga de São Paulo.

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    3. Especiarias antigordura

    Assim como o chá-verde, o gengibre, a canela e a pimenta vermelha também são termogênicos: elevam a temperatura corporal e promovem um maior gasto energético ao serem processados. Além disso, são temperos que conferem um gostinho especial. “Ponha gengibre ralado ou picado no leite, no chá e nas sopas e polvilhe canela nas frutas assadas e no iogurte”, aconselha o endocrinologista Alfredo Cury, do Rio de Janeiro.

  • 4. Intervalo mais curto entre as refeições

    “No frio, como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo. Uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três”, diz a nutricionista Alessandra Almeida, de Brasília, que acrescenta: “Procure consumir alimentos pouco calóricos e em porções pequenas“.

    5. Frutas assadas no lugar dos doces

    No forno ou simplesmente aquecidas no micro-ondas, elas ficam deliciosas! Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi, com uma pitada de canela por cima. De acordo com a equipe de nutricionistas do W Spa, do Rio de Janeiro, a especiaria ajuda ainda a atrasar o esvaziamento gástrico, o que colabora para evitar a fome ao longo do dia.

  • 6. Mistura pró-saciedade

    Você está ansiosa demais e não consegue controlar a fome? Ana Luisa ensina uma receita que, segundo ela, dá a sensação de um balão natural e temporário no estômago. Misture duas colheres de chá dos seguintes ingredientes: farelo de soja, farelo de aveia, gelatina em pó incolor e sem sabor, semente de chia, linhaça dourada e farinha de maracujá. Triture e consuma com frutas ou iogurte pelo menos duas horas antes do horário que costuma sentir mais fome. “Essa mistura garantirá saciedade por algumas horas”, garante a nutróloga.

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    7. Chocolate em dose moderada

    Quem não abre mão dessa delícia não precisa sofrer: basta fazer trocas inteligentes. “Substitua o achocolatado por cacau em pó, o leite integral pelo desnatado e use adoçante”, indica Ana Luisa. Mas tome apenas uma xícara e, de preferência, no café da manhã, quando sobra bastante tempo para queimar calorias. A nutricionista Andrea Hirga, de São Paulo, dá outra sugestão gostosa: “Salpique cacau em pó nas frutas assadas ou até mesmo um pouquinho de chocolate 70% cacau derretido.”

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