3 hábitos para colocar em prática e melhorar sua saúde emocional

Monja Coen, Srim Prem Baba e outros profissionais especializados na saúde do corpo e da alma sugerem práticas que ajudam você a se sentir mais feliz

Por Camila Neves (colaboradora) Atualizado em 25 mar 2018, 15h17 - Publicado em 25 mar 2018, 15h15

Já parou para pensar nas escolhas que você tem feito ao longo da vida? Toda e qualquer decisão tomada afeta diretamente a nossa satisfação. O assunto foi discutido durante a segunda edição do Congresso Internacional de Felicidade, que ocorreu no fim do ano passado, em Curitiba.

Primeira constatação: não podemos nos livrar de alguns momentos desagradáveis, pois são justamente eles que nos ensinam a dar valor real ao que acontece de bom e, assim, viver em pleno equilíbrio.

  • O segredo é não dar tanta bola para derrotas e valorizar vitórias sempre que possível. Colocar em prática os ensinamentos a seguir também faz um bem danado para a alma!

    1. Boa forma emocional

    Qual a sua reação se uma amiga contraria suas ideias mais geniais? Ou, ainda, quando você toma um perdido do boy? Manter as emoções sob controle é fundamental para uma vida mais leve e feliz. Mas saber gerenciar os sentimentos exige tempo, paciência e uma dose extra de determinação.

    Segundo o médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, de São Paulo, não basta ter a intenção de mudar o padrão negativo — é preciso treinamento pesado para aprender a olhar o lado bom de cada situação, julgar menos e acreditar mais em si mesma.

    Continua após a publicidade
  • 2. Um minuto de silêncio

    Contas para pagar, violência, prazos curtos… É difícil conquistar a plenitude com a mente tumultuada. “Medito para desenvolver a sabedoria, deixar de ver a superfície e chegar à profundidade do ser”, diz a monja Coen, de São Paulo.

    Para seguir o exemplo, sente em um lugar silencioso numa posição confortável e tente não pensar em nada por um minuto, todos os dias. É o tempo necessário para iniciar uma verdadeira revolução na consciência, de acordo com o mestre espiritual paulistano Sri Prem Baba.

  • 3. Não para, não para, não para!

    Passar por cima da preguicite aguda e seguir inabalável rumo ao treino é para as fortes, que sabem dos incontáveis benefícios do suor regular. Entre eles, o aumento da felicidade. Atividade física melhora a autoestima, promove a sensação de bem-estar e amplia o
círculo de amizades.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    “Uma mente sã depende de um corpo saudável, que deve obrigatoriamente estar em movimento”, diz o preparador físico Marcio Atalla, de
São Paulo. Vale qualquer modalidade: corrida, natação, balé, tênis… O importante é não ficar parada!

    Continua após a publicidade
    Publicidade