Como consegui incentivar minha mãe a voltar a se exercitar

Nossa editora conta como incentivou sua mãe a voltar a fazer execícios. Veja como você também pode trazer sua musa inspiradora para o mundo dos esportes

Por Daniela Bernardi Atualizado em 14 Maio 2018, 11h09 - Publicado em 13 Maio 2018, 06h21

Quando universitária, ela ganhou prêmio de melhor atleta e sempre me incentivou a nadar e jogar bola. Só que, depois do meu nascimento, minha mãe simplesmente parou de praticar qualquer atividade física. Até que, em 2016, eu e minha irmã conseguimos convencê-la a voltar a suar o top. Abaixo, três jeitos para você também trazer sua musa inspiradora para o mundo dos esportes.

1. Tome a iniciativa

View this post on Instagram

Dia dos Pais bem diferente pra colocar esse gordinho pra se mexer! Obrigada por terem topado essa manhã de funcional deliciosa! Com @equipecausaad #DiaDosPais #InstitutoCauSaad #Pacaembu

A post shared by Daniela Bernardi (@danibernardi_) on

Preocupadas com a saúde da nossa mãe, eu e minha irmã insistíamos para que ela se matriculasse numa academia. Mas a proposta nunca era aceita por “falta de tempo” e “vergonha”. Só quando a presenteamos com um mês de personal trainer o jogo virou: como o compromisso passou a envolver alguém de fora da família, ela não podia furar.

Logo nas primeiras semanas, minha mãe percebeu que a dor nas costas sumiu e que a disposição para caminhar até o trabalho aumentou. “Além de combater a perda muscular e a osteoporose, que vêm com a idade, temos que fazer exercícios que recrutam as fibras mais internas do corpo e que vão proteger os órgãos”, explica a educadora física Cau Saad, do Instituto Cau Saad, onde eu e minha mãe treinamos.

2. Faça viagens fitness

View this post on Instagram

Pico do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá, única ria do Brasil. São 428 metros de altitude – 1,5 km de trilha. Nível hard no meio da Mata Atlântica (1h20min)… E tudo é compensado com a vista aqui de cima (se nota pela foto, né?). Roteiro fitness da @palombetaboat – mais tarde, ainda tem passeio de caiaque até uma cachoeira. #Paraty #SacoDoMamangua #PicoDoPãoDeAçúcar

A post shared by Daniela Bernardi (@danibernardi_) on

Continua após a publicidade

Como ela já conquistou força e fôlego, trocamos as férias de “sombra e água fresca” por viagens mais ativas. Em março, fomos a Paraty, no Rio de Janeiro, e nos aventuramos por programas desafiadores (e megadivertidos) para uma mulher de 56 anos.

Subimos o morro do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá, e apreciamos uma vista de arrancar suspiros. Foi difícil – 1,5 km de trilha com uma altitude de 428 metros –, mas, em passos bem tranquilos (levamos uma hora e 20 minutos), chegamos ao topo todas juntas. Depois, pegamos dois caiaques para explorar um manguezal que levava até uma cachoeira e, no fim do dia, ainda sobrou energia para um walking tour pelo centro histórico da cidade.

GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixoa

3. Seja companheira

View this post on Instagram

#tbt Geração fit das Del Carlo… Mamãe e Dinda foram treinar no #BOAFORMAExperience. Corpinhos e mentes saudáveis 💚💙💜 #AtitudeBoaForma #FamíliaFit #EquipeCauSaad

A post shared by Daniela Bernardi (@danibernardi_) on

Enquanto treino para correr uma meia maratona, minha mãe caminha pelo Minhocão, em São Paulo. Nossos ritmos até podem ser bem diferentes, mas toda vez que nos cruzamos pelo percurso abrimos os braços e mandamos beijinhos uma para a outra. É um jeito de dizer: “Me orgulho de você e obrigada por estar aqui comigo”.

Se sua mãe ainda não se mostrou tão empolgada com as aulas da academia, vá com ela! Em outubro passado, eu trouxe minha tia, que adora ginástica, ao BOA FORMA Experience, um fim de semana de experiências fit organizado em São Paulo pela BF, para curtir o estilo de vida saudável. Pode ter certeza: em família, suar o top acaba sendo tão gostoso quanto aquela macarronada de domingo.

Nossa editora Daniela Bernardi testa as novidades do mundo fitness que prometem deixar seu treino mais eficiente e divertido. 

Continua após a publicidade

Publicidade