Continua após publicidade

Guia de sobrevivência em festivais: profissionais listam como se preparar

Ter os cuidados certos com o corpo antes, durante e após um festival faz toda a diferença para você curtir do início ao fim! Veja as dicas!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 13 jun 2023, 14h46 - Publicado em 29 Maio 2023, 21h00

Você comprou ingressos para ir a um festival cheio de atrações que ama e já está contando as horas para começar aquela verdadeira maratona de shows, que costuma durar o dia inteiro.

Fato é que, durante o momento da diversão, nós raramente prestamos atenção nos esforços pelos quais nosso corpo está passando. Porém, é quando tudo termina e a adrenalina abaixa que sentimos os resultados: dores musculares, queimaduras de sol, desidratação, pés cansados e ressaca são apenas alguns dos mais comuns.

Curtir um evento desses, contudo, não precisa ser sinônimo de exaustão e prejuízo para sua saúde. É possível, sim, se preparar para se divertir sem medo de ter que se preocupar no dia seguinte com quaisquer efeitos negativos causados para o seu corpo e seu organismo.

Pensando nisso, entrevistamos alguns profissionais para montar um guia de sobrevivência em festivais, incluindo dicas de alimentação, beleza e movimento para aplicar antes, durante e depois da curtição. Anote aí!

Guia de sobrevivência para um festival

1

 

 

Prepare o corpo para o festival

Não há como negar que, ao final do festival, nosso corpo já está para lá de cansado, já que passou o dia todo andando e pulando.

Continua após a publicidade

De acordo com Cau Saad, profissional de educação física e fundadora do Instituto Cau Saad, o fato de o público permanecer numa mesma posição por muito tempo, especialmente em pé, acaba sobrecarregando as articulações, principalmente a coluna e o quadril, e isso pode gerar dores e desconfortos após o evento.

“Antes de sair de casa, alongue-se e prepare sua musculatura para o que vem pela frente. Recomendo fazer movimentos de rotacionar os tornozelos para dentro e para fora e movimentos alternados subindo na ponta dos pés e retornando ao solo, por pelo menos 15 vezes cada. O objetivo é ajudar a circulação sanguínea e evitar inchaços e cansaço muscular.”

Além disso, a profissional também orienta a não deixar o peso do corpo somente para um lado, mas sim distribuí-lo para evitar dores nas costas e quadril.

“Subir e descer alguns degraus de uma escada ajuda a ativar e fortalecer a região das panturrilhas, que é considerada nosso segundo coração e responsável por bombear o sangue e fazer o retorno venoso”, aponta ela.

Ter uma boa noite de sono antes do dia do festival também é um fator que fará toda a diferença em sua disposição do dia seguinte. Portanto, descanse bem para poder curtir o evento.

Continua após a publicidade

Por fim, opte por levar apenas o essencial, para não carregar muito peso, e escolha roupas e sapatos leves e confortáveis.

Já quando voltar para casa, tome um banho quente para relaxar a musculatura.

“Também é recomendado tomar um banho gelado e depois, um quente, pois o choque térmico vai gerar a vasoconstrição e vasodilatação – ou seja, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos – e auxiliar na recuperação mais rápida dos músculos”, ensina Cau, finalizando com outra dica infalível: colocar as pernas para o alto e relaxar!

2

 

 

Protegendo a pele

A beleza também costuma sofrer em dias de festival, uma vez que o público passa o dia todo ao ar livre, sob os efeitos do sol, vento, frio e chuva, a depender do clima.

Continua após a publicidade

No caso de dias quentes e ensolarados, a dermatologista Paula Azevedo, de Goiânia, Goiás, afirma que a melhor forma de proteger o corpo é usando roupas de malha fria e manga longa, com proteção UV 50. Já para o rosto, ela indica associar o uso do protetor solar tópico com acessórios como chapéu ou viseira.

“Rosto, pescoço, colo e mãos são as partes do corpo mais afetadas pelo sol, justamente porque são as que ficam mais expostas. Em festivais, como provavelmente a pessoa não vai ficar reaplicando produtos tópicos, a melhor maneira de se proteger é usando o protetor solar de fator adequado e proteções físicas, como as roupas com proteção UV”, ela aponta.

Paula explica também que, em condições sem banhos de piscina ou mar, o ideal é reaplicar o protetor solar a cada duas ou três horas.

“É preciso usar uma quantidade suficiente para fazer uma cobertura uniforme na pele. Se a pessoa possui melasma, pele clara ou alguma sensibilidade, indico dupla aplicação. Inclusive, pode ser uma com produto sem cor e uma com cor”, sugere.

Vale ressaltar que o uso do chamado protetor solar oral – que são cápsulas contendo antixoxidantes – pode ampliar a proteção ao núcleo das células contra os danos dos raios ultravioleta. Contudo, ele não deve ser usados isoladamente.

Continua após a publicidade

“Essa é uma opção considerada estratégia adicional ao protetor solar tópico. Só tomar o ‘protetor oral’ não substitui a aplicação do protetor e uso de barreiras físicas”, alerta a profissional

3

 

 

Cuidados com o cabelo

Por serem a céu aberto, os festivais também podem causar efeitos negativos para os cabelos. Porém, segundo a dermatologista, dá para controlar esses danos apenas prendendo os fios, que já ficarão mais protegidos da ação do vento.

Quanto a proteção do sol, também é indicado usar chapéus, viseiras ou lenços para manter o couro cabeludo seguro, além de aplicar um leave in após a lavagem dos cabelos, úmidos ou já secos.

“Eles são considerados como termoprotetores, porque protegem os fios do calor e dos raios solares, deixando as cutículas dos fios seladas e não precisam de enxágue”, explica Paula.

Continua após a publicidade
4

 

 

Alimentação para ter energia no festival

Segundo a nutricionista Viviana Navarro, como nem sempre há opções saudáveis de alimentação dentro dos eventos, a dica é aproveitar para fazer refeições mais balanceadas e reforçadas antes de ir para o festival, priorizando fontes de proteínas magras combinadas a carboidratos, vegetais e frutas no café da manhã e almoço.

Já quando estiver no local e bater a fome, faça escolhas mais conscientes.

“Vamos usar o cachorro quente como exemplo. Em termos nutricionais, sabemos que a salsicha não é a melhor opção. Porém, esse é um prato fácil de encontrar em eventos assim. Então, se você optar por ele, coloque tomate e alface no lugar da batata palha se possível. Já quanto aos molhos, dê preferência ao ketchup e mostarda, ao invés da maionese, ou fique apenas com o molho de tomate”, orienta a profissional.

Vale lembrar que alguns festivais permitem que o público leve frutas e alimentos pequenos embalados, como barras de proteínas, por exemplo, o que é uma boa opção para quem não quer “escorregar” tanto no plano alimentar durante o evento, mas ainda assim manter a energia lá no alto.

5

 

 

Se hidrate no festival e evite a ressaca

Além da desidratação causada pelo calor e transpiração, o consumo do álcool também contribui – e muito! – para que o corpo precise de mais água.

“Nosso músculo é composto por 75% de água. Não deixe que ele sofra com os excessos” alerta Viviana.

Sendo assim, a profissional listou algumas dicas para minimizar os estragos das bebidas alcoólicas durante a curtição:

  • Ao beber destilados misturados com bebidas açucaradas, prefira sempre as opções zero, como tônica zero e energético zero;
  • Intercale o álcool com alguns copos de água normal, com gás ou até mesmo refrigerante zero;
  • Se possível, reduza o consumo de alimentos ricos em gordura, como frituras, salgadinhos de pacote, etc;
  • Quando beber, dê preferência a alimentos ricos em proteínas magras e carboidratos in natura.

Agenda de festivais 2023

Agora que vocês já têm todas as orientações para sobreviverem a um festival do começo ao fim, confira a agenda dos próximos eventos marcados pelo Brasil!

JUNHO

Best of Blues and Rock – 2 a 4 de junho

Ibirapuera – São Paulo

Atrações: Tom Morello, Extreme, Steve Vai, Dead Fish, Tom Morello, Buddy Guy, Goo Goo Dolls, Ira! e mais.

Funn Festival – 12 de maio a 18 de junho

Brasília – DF

Atrações: Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas, Turma do Pagode, Guilherme & Benuto, Bruno & Marrone, Kevin O Chris, Maneva, 3030, Poesia Acústica, BK’, Fica Comigo, Atitude 67, Buchecha, DJ Zullu, Anavitória, Manu Gavassi, Roupa Nova, Blitz, Belo, Pixote, Péricles e mais.

Festival João Rock – 3 de junho

Ribeirão Preto (SP)

Atrações: Palco João Rock: Filipe Ret e L7nnon + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp

Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil

Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina canta Cássia Eller

Palco Fortalecendo a Cena :Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L

Mita – 3 e 4 de junho

São Paulo

Atrações: Lana del Rey, Flume, Natiruts, Badbadnotgood, Jehnny Beth, Duda Beat, Djonga convida BK, Àvuà & Rodrigo Alarcon, Florence + The Machine, Haim, The Mars Volta, Capital Inicial, NX Zero, Sabrina Carpenter, Don L convida Tasha & Tracie, Far from Alaska convida Supercombo.

Forró da Lua Cheia  – 8 a 11 de junho

Altinópolis (SP)

Atrações: Natiruts, Marina Sena, Lia de Itamaracá, Curumin convida Anelis Assumpção & Saulo Duarte, Pé de Cerrado, Thais Nogueira e Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, Luedji Luna, Marcelo Falcão, Mestrinho & Elba Ramalho, Leci Brandão, Lamparina, Marina Peralta e Foli Griô Orquestra, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Black Alien, Larissa Luz, Academia da Berlinda, Siba, Kirá, Alabama Mike & The Simi Brothers e Trio Dona Zefa, 14 Bis e Desengaiola.

Sensacional – 24 de junho

Parque Ecológico da Pampulha – Belo Horizonte (MG)

Atrações: Gloria Groove convida Valesca Popozuda, Marina Sena, Yago Oproprio convida Criolo, Nação Zumbi apresenta Manguefonia com Fred 04 (Mundo Livre S.A), Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), Fundo de Quintal convida Leci Brandão, Baile Reggae da Céu, Flora Matos, Hermeto Pascoal, Getúlio Abelha, Mc Tha, Mc Luanna convida Clara Lima, Deska Sound, Masterplano

Turá – 24 e 25 de junho

Parque Ibirapuera – São Paulo (SP)

Atrações: Jorge Benjor, Maria Rita convida Sandra de Sá, Zeca Pagodinho, Lucas Mamede, MC Hariel, Gilberto Gil & Família, Pitty convida Céu e Marcelo  D2, Joelma convida Mariana Aydar, Delacruz convida BK’ e Luccas Carlos, e Tuyo.

AGOSTO

Doce Maravilha – Festa da Música Brasileira – 12 e 13 de agosto

Marina da Glória – Rio de Janeiro (RJ)

Atrações: Gilbaiana (Gilberto Gil + BaianaSystem), Adrian Calcanhoto & Rodrigo Amarante, Margaretg Menezes & Luedji Luna, AnaVitória convida Rubel, Los Sebosos Postizos tocam Jorge BenJor, Millos Kaiser, Os Garotin, Furacão 2000, Dot, DJ Tamy, Mangolab DJ set, Caetano Veloso celebra: 50 anos de Transa, Marcelo D2, João Gomes conv. Vanessa da Mata, Liniker & Péricles, Orquestra Imperial toca Rita Lee, Michael Sullivan canta Tim Maia & Xuxa, Tamenpi, DJ Ingrid, Mangolab DJ set.

Sarará – 26 de agosto

Mineirão – Belo Horizonte (MG)

Atrações: Marisa Monte convida Arnaldo Antunes; Jorge Aragão, Timbalada, Julia Mestre canta Rita Lee, Fat Family, Rubel convida MC Carol, Johny Hooker canta Marília Mendonça, Rico Dalasam convida Kaike, Urias convida Paige e Ebony, MC Cabelinho, Kayblack, Leall, MC Rick, Slipmami, Caio Luccas, Brisaflow, Gordão do PC, WS da Igrejinha, Caio Luccas, Slipmami.

SETEMBRO

The Town Festival 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro

Autódromo de Interlagos – São Paulo (SP)

Atrações: Post Malone, Demi Lovato,  Iggy Azalea, MC Hariel + MC Ryan SP + MC Cabelinho, Racionais MC’s & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Criolo convida Planet Hemp, Orochi convida Azzy e Tasha & Tracie convidam Karol Conká, Factory: Teto, Caio Luccas, Kayblack e Urias, Bruno Mars, Bebe Rexha, Alok, Luísa Sonza, Leon Bridges, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Matuê convida O Nordeste, Luccas Carlos, WTU, Veigh, Lia Clark, Maroon 5, Liam Payne. Ludmilla, The Chainsmokers, Angélique Kidjo, Ne-Yo, Maria Rita, Afrocidade, Larissa Luz, Marvvila, Hodari, Stanley Jordan, Foo Fighters, Queens Of The Stone Aage, Garbage, Pitty, Wet Leg, Barão Vermelho convida Samuel Rosa, Detonautas, Tenro Rei convida Fernanda Takai e Mahmundi, Don Juan, Yunk Vino, MC Dricka, Grag Queen, Stanley Jordan, H.E.R., Kim Petras, Iza, Marina Sena canta Gal Costa, Jão, Pabblo Vittar convida Liniker,  Jup do Bairro, Xênia França, Tássia Reis, Cynthia Luz, N.I.N.A. e Richard Bona.

Coala Festival – 15 a 17 de setembro

Memorial da América Latina – São Paulo (SP)

Atrações: Fafá de Belém part. Johnny Hooker, OlodumBaiana, Péricles, FBC, Novos Baianos, Simone, João Donato + Martinho da Vila, Suraras do Tapajós part. Lucas Estrela, Letrux + Angela Ro Ro.

OUTUBRO

Mada – 13 e 14 de outubro

Arena das Dunas – Natal (RN)

Atrações confirmadas: Margareth Menezes, Liniker, Luedji Luna, Matuê, Gaby Amarantos.

NOVEMBRO

Rock the Mountain – 4 e 5 e 11 e 12 de novembro

Petrópolis – Rio de Janeiro (RJ)

Atrações: Maria Bethânia, Marisa Monte, Iza, Pitty, Margareth Menezes, Alcione, Daniela Mercury, Majur, Paula Toller, Marina Sena, Maria Rita, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Dona Onete, Jup do Bairro, Katu Mirim, Negra Li, Sandra de Sá, Karol Conká & MC Carol, Rachel Reis, Tati Quebra Barraco + Valesca Popozuda, Illy, Preta Gil, Clarice Falcão, Tuyo, Luísa e os Alquimistas, Bixarte, Carol Biazin, Ana Frango Elétrico, Ebony, Abronca, Alulu Paranhos, Rafa Pinta, Clara X Sofia, Amabbi, Samba Que Elas Querem, Só Damas e outras.

Publicidade