A nutricionista Gabriella Cilla, da Clínica Nutricilla, explica que a primeira fonte de energia para o organismo provém dos carboidratos — é por isso que a dieta low carb (ou cetogênica), por exemplo, pode agravar a sensação de fadiga em quem não a realiza com acompanhamento adequado.
E, se você sempre pensou que o macronutriente engorda, é bom repensar. Na verdade, isso vai depender do tipo de carboidrato que você consome.
“Os carboidratos integrais e ricos em fibras (como as raízes e os grãos) são ótimos para garantir energia, porque seus índices glicêmicos são mais baixos que os dos carboidratos simples (farinha branca, por exemplo). Desse modo, eles evitam os picos de glicemia no sangue — conhecidos por gerar uma disposição inicial, mas em pouco tempo provocar cansaço.”
Gabriella Cilla, da Clínica Nutricilla
O que faz o corpo acumular o nutriente como gordura é a falha em gastar a energia. Como os carboidratos simples dão um pico rápido que não necessariamente é gasto logo após o consumo, essa energia no corpo se transformará em gordura. Os integrais, por outro lado (conhecidos como “complexos”), vão dar energia de forma mais linear e por um período mais longo, garantindo que você tenha o pique necessário para as atividades do dia a dia e evitando o acumulo de gordura.
E se a gente combinar os carboidratos certos com a quantidade correta de outros nutrientes e em horários estratégicos, conseguimos potencializar ainda mais o efeito animador. Confira abaixo outros alimentos que dão energia (e receitas deliciosas) que os especialistas indicaram: